Alunos do CEM Mário da Silva Pereira revivem, pela culinária, conhecimentos sobre o Brasil colônia

Buscando-se alternativas para promover o conhecimento de seus alunos, o Centro Educacional Municipal Mário da Silva Pereira, por meio de seus educadores, tem realizado diversas atividades em que o aluno acaba sedimentando seu conhecimento, e favorecendo a compreensão e o processo de memorização dos tópicos estudados.

Assim, o professor de História do 7º ano, Gilmar Gonçalves Chaves, explanando sobre o Brasil Colonial, elencou informações que os alunos acharam pertinente que se fosse concretizar.

“Os meninos quiseram fazer esse trabalho com a culinária, e conhecer mais sobre a exploração, a luta da resistência do negro, as contribuições do índio; tudo é abordado no trabalho. Esse é um momento rico. Os alunos fizeram a culminância desse trabalho com a apresentação e explicação de cada ponto estudado,” informou Gilmar Gonçalves Chaves, o professor de História.

Os alunos se dividiram em grupos, cada qual apresentando elementos da culinária brasileira, de contribuição tanto dos negros quanto dos indígenas e europeus. A garapa, o mané pelado, o suspiro e a feijoada foram alguns dos alimentos oferecidos para todos que foram conhecer o trabalho.

A aluna do 7º ano, A aluna Lucia Ester Almeida da Cunha, comentou sobre a importância de conhecer mais sobre características do Brasil Colonial. “Estou achando muito interessante, porque aprendi sobre o que realmente isso traz de importância pra gente. Eu não conhecia a garapa, tomei e gostei,” declarou a estudante.

O Prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) enfatizou a importância das aulas práticas para melhor o entendimento e a fixação das matérias pelos alunos, “Aulas práticas, são verdadeiras ferramentas de ensino. Elas reforçam os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. A vivência de uma experiência facilita para que os alunos absorvam de forma mais rápida tudo que é aprendido em sala de aula.” afirmou.

FOTO: ASCOM