Alimentação saudável é prioridade nos Centros Educacionais do município
Nas escolas e CMEIs da prefeitura, a alimentação tem o papel de contribuir para o desenvolvimento, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Todo o cardápio é preparado mensalmente por uma equipe de nutricionistas, que fazem a programação e repassam para os fornecedores. É enviado para as unidades escolares mensalmente alimentos não perecíveis e semanalmente alimentos perecíveis como: frutas, verduras, carnes, iogurtes, pães, leite etc.
Os gêneros alimentícios, tem o objetivo de atender as necessidades nutricionais dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos – EJA).
Os cardápios elaborados pela responsável técnica, são planejados para atender em média as seguintes necessidades nutricionais de acordo com a resolução nº 26/2013: no mínimo 30% das necessidades nutricionais, distribuídos em, no mínimo, duas refeições, para CMEIs em período parcial; no mínimo 70% das necessidades nutricionais, distribuídos em, no mínimo, três refeições, para CMEIs em período integral.
Para os demais alunos matriculados na educação básica, em período parcial, no mínimo 20% das necessidades nutricionais diárias são ofertadas. Quem tem restrição alimentar (com apresentação de laudo), também recebe um cuidado especial.
O secretário de Educação Gilmar Chaves, destacou a importância de todos os profissionais envolvidos na inclusão de hábitos saudáveis na rotina da criança — além dos pais —assegurando a compreensão sobre alimentos nutritivos e o incentivo ao crescimento sadio.