ALERTA sobre os cuidados com a prevenção da COVID-19
Araguari precisa do apoio da população e conta com a conscientização de todos.
Fim de semana chegou e sempre aos sábados e domingos aumenta a preocupação dos órgãos de saúde e de segurança porque é maior o número de ocorrências de aglomerações e de descumprimento das regras de prevenção à COVID-19.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 21 de maio, o município está com 100% dos leitos de UTI ocupados e foram registrados 90 novos casos ( números das últimas 24h e parte de resultados que estavam ainda sendo analisados de dias anteriores). Dos 20 leitos de UTI, 3 foram ocupados por pacientes de Tupaciguara, Prata e Campina Verde. Estes encaminhamentos são feitos pelos órgãos reguladores de saúde quando uma cidade pode receber pacientes de outras cidades que estavam em estado mais grave. O mesmo pode acontecer quando Araguari precisa de atendimento aos nossos pacientes em outras localidades.
A Secretaria de Saúde está em processo de contratação emergencial de profissionais da saúde para possibilitar o aumento de leitos no município.
Na última sexta-feira, representantes da Procuradoria do Município, Força Tarefa, Ministério e representantes de bares e restaurantes se reuniram para entrarem em um acordo sobre o cumprimento de todo protocolo sanitário. Foi destacado que pela primeira notificação de irregularidade, o estabelecimento fecha por 5 dias, pela segunda 10 dias e terceira vez, o local é fechado por tempo indeterminado enquanto durar o período de pandemia.
Desde a última quinta-feira, a fiscalização aumentou e as punições pelo descumprimento já estão sendo aplicadas.
Segundo a Administração do Município, se não houver a colaboração de todos e com base em dados apontados pela Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiologica, medidas mais restritivas deverão ser tomadas.
