Africanidade é tema de exposição em Araguari
A FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura de Araguari, através do Setor Museal do Arquivo Histórico e Museu Dr. Calil Porto, apresenta como tema de exposição: “Africanidade – consciência, cultura e movimento”.
A exposição em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra tem um foco histórico e cultural – mostra um pouco dessa riqueza e diversidade africana, dos africanos que chegaram ao Brasil, em sua maior parte como escravos.
“No município de Araguari, uma das maiores manifestações culturais afrodescendentes é a religião, por meio do congado. Tem também o merecido destaque a capoeira, como cultura popular, dança, esporte, luta, música e brincadeiras”, ressaltou o Presidente da FAEC, Jean Laverdi.
A exposição contará com mostra fotográfica e de objetos que retratam a religiosidade, a escravidão, a dança e a cultura em geral.
"A exposição ‘Africanidade – consciência, cultura e movimento’ tem como objetivo comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, pois ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar e sobretudo respeitar", frisou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).
SERVIÇOS
A exposição acontecerá no período de 13 a 24 de novembro, sendo que nos dias abaixo relacionados teremos os seguintes eventos:
14/ 11 – Cultura popular – História da Capoeira – história com dança – oficina ministrada pelo mestre Zulu
16/11 – Cultura afro-brasileira – História e religiosidade – palestra com professor de história
17/11 - Cultura afro-brasileira – História e cultura – Café e conversa
FOTO: FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura