Acompanhamento domiciliar ao dependente químico é realizado em Araguari, através da Secretaria de Políticas sobre Drogas

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas, continua realizando o trabalho de acolhimento e acompanhamento do dependente químico. Nesta quarta-feira 21/08 profissionais do Departamento de Cuidados da pasta realizaram o “acompanhamento familiar” de dependente químico.

 

O “acompanhamento familiar” consiste na realização de visitas periódicas às residências de indivíduos que possuem dependência à alguma droga psicotrópica, acompanhando-os no tratamento aberto realizado na rede de cuidado do município e nos casos mais severos encaminhando-os para o tratamento em Comunidades terapêuticas.  Durante as visitas, profissionais ouvem os relatos de familiares sendo possível avaliar a evolução dos usuários.

 

A ação surgiu a partir do Projeto “Abordagem de Rua” que percorre ruas, praças, espaços públicos e locais de maior circulação de pessoas, promovendo ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, identificando famílias e pessoas com dependência química e construindo o processo de saída das ruas para possibilitar condições de acesso à rede de serviços e ao tratamento adequado.

 

As visitas domiciliar realizadas nessa quarta-feira foram especificamente em residências de dependentes químicos identificados pelo Projeto , realizado esse mês no Bairro Jardim Ipanema . Na época moradores com dependência química e interessados em receber os serviços ofertados pela Secretaria de Política sobre Drogas foram cadastrados e com acompanhamento recente através das visitas dos técnicos foram encaminhados ao tratamento adequado.

 

 “O ‘acompanhamento familiar’ é um serviço de suporte que essa Secretaria realiza aos dependentes químicos e aos seus familiares. É uma ação muito importante porque oferece ajuda também aos familiares, chamados de coodependentes, que também sofrem muito. Em relação ao dependente químico, o serviço torna-se um apoio indispensável, pois o incentiva a realizar o tratamento até o final, acompanhando seus progressos e ajudando nas dificuldades encontradas.”– Afirmou Ailton Oliveira Souza, Secretário Municipal de Políticas Sobre Drogas.

 

“As pessoas precisam saber que existem tratamentos para vários tipos de problemas e que estamos à disposição das famílias dos dependentes químicos que necessitam da nossa ajuda”, ressaltou o Prefeito Marcos Coelho.

 

 

FOTO: Secretaria de Políticas sobre Drogas