AÇÕES MARCAM COMEMORAÇÃO PELO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O despertar do conhecimento e a conscientização sobre o uso racional da água, foram os principais temas trabalhados na Semana Mundial da Água, pela Secretaria de Meio Ambiente de Araguari. A data foi comemorada na quinta-feira, 22, com o Projeto Uso da Água e contou com a participação de aproximadamente 50 alunos do Centro Educacional Municipal Ozório Vieira Carrijo e na sexta-feira dia 23 com a ação de limpeza e regeneração da flora na localidade rural do Buracão.

Projeto Uso da Água

O Secretário de Meio Ambiente Hamilton Júnior, o Vereador Warley Maravilha (PMB), o Tenente Helder C. Silva do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros, o Tenente Sérgio Quirino da 4º Pelotão da Polícia de Meio Ambiente e Transito Rodoviários, o diretor do CEM. Ozório Vieira Carrijo Anderson C. Sobrinho e as equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação acompanharam as apresentações dos alunos e premiaram os melhores desenhos com o tema água, além de realizarem o plantio simbólico de árvores no pátio da escola para marcar as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água.

O Tenente Sérgio Quirino da 4º Pelotão da Polícia de Meio Ambiente e Transito Rodoviários destacou que a parceria teve como principal intuito de despertar o interesse dos alunos para reciclar, com foco na preservação da natureza e do bem mais precioso que é a água. “Apresentamos para os alunos e os pais como reaproveitar o óleo de cozinha usado para se fazer detergentes, uma maneira de diminuirmos os danos ambientas que o óleo de cozinha causa no meio ambiente”, frisou o Tenente.

Ao final do evento, foi entregue um troféu aos três melhores desenhos relativos a comemorações pelo Dia Mundial da Água.

Limpeza e regeneração da flora – Buracão

De todos os eventos, seguramente um dos mais animadores e marcantes, foi a ação de Limpeza e Regeneração da flora – Buracão, ocorrida no dia 23 de março, quando servidores públicos das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação, Polícia do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e alunos do Polo Educare participaram da limpeza da reserva de mata nativa, na região rural denominada Buracão. No local, os alunos foram orientados sobre a importante função de cada um durante a limpeza, e foram apoiados por servidores públicos e parceiros. Todo o lixo foi retirado, contabilizando um caminhão de rejeitos.

Todos os participantes, como também os frequentadores do local, ficaram sensibilizados acerca da importância da manutenção da limpeza do local para a qualidade de vida da população do entorno, e de toda comunidade araguarina.

Para o Vereador Warley Maravilha, a celebração da data internacional, escolhida pela Organização das Nações Unidas é muito importante. “Sem água não há vida! É responsabilidade do Poder Público por meio da Educação, do Meio Ambiente e da SAE, propiciar este aprendizado aos alunos, com o objetivo de formar cidadãos conscientes, que respeitem o meio ambiente e ajudem na preservação de nossos bens naturais”, frisou.

O Secretário de Meio Ambiente – Hamilton Júnior lembrou o trabalho desenvolvido pela Secretaria e a importância de celebrar a data e da necessidade do consumo responsável da água. “O Dia Mundial da Água é um dia de conscientização para lembrarmos a importância da água para o nosso planeta. Apesar da preocupação com a escassez da água. É necessário e urgente mudarmos nosso comportamento no dia a dia e evitarmos o desperdiço”, pediu.

FOTO: ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE / SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE