Ações da Secretaria de Política sobre Drogas movimentam a semana

Arrecadação de alimentos, Marcha em prol da vida e parceria com o Governo de Minas são algumas das ações do “Junho Branco”

A Associação Casa de Davi, localizada no Bairro Vieno, registrada como albergue assistencial, recebe andarilhos e moradores de ruas ou em situação de rua e dependência química, os quais podem, por lei, ser acolhidos por um prazo de 90 dias.

Em função dos altos gastos com a manutenção da casa, como aluguel, energia, água, alimentação, medicamentos, como também com documentação, cuidadores e outros, o prefeito Marcos Coelho aprovou recentemente uma subvenção mensal, o que vem auxiliar no pagamento de algumas dessas contas.

Entretanto, por não ser ainda suficiente, ações solidárias de arrecadação de alimentos aconteceram e deverão acontecer em supermercados e escolas do município até o final deste mês, como parte integrante das ações comemorativas do “Junho Branco”, mês dedicado ao combate às drogas. E, no dia 14, o Prefeito Marcos Coelho (PMDB), o Secretário Municipal de Políticas sobre Drogas, Aílton Oliveira Souza, e funcionários da pasta visitaram a Casa de Davi, fazendo a entrega dos alimentos recolhidos até agora.

“Essa é uma gestão diferente. Por acreditarmos no trabalho da Casa de Davi, aumentamos significativamente o apoio da Prefeitura, tanto no acolhimento e tratamento do dependente químico como no setor da prevenção. Tenho certeza que caminharemos muito nessa área, ” ressaltou Marcos Coelho.

Marcha em prol da vida

Uma outra ação do “Junho Branco” foi a “Marcha em Prol da Vida”, que aconteceu dia 13, e que congregou aproximadamente 1.500 pessoas, cujo trajeto foi da Praça Getúlio Vargas até a Praça Manoel Bonito. A marcha contou com a presença da Subsecretária Estadual de Política sobre Drogas, Patrícia Magalhães, do Chefe de Gabinete e Psicólogo Luciano Pinheiro, do Secretário Municipal de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Sousa, dos Vereadores Wanderley Inácio (PRTB) e Ana Lúcia Prado (PTC), ICASU, Comunidade Terapêutica El Shadday, CREAS, CUFA, Secretaria de Trânsito, Polícia Militar, Proerd, Patrulha Escolar, Bombeiros e Carreta da Alegria do Arroz Vasconcelos.

Com o objetivo de despertar na sociedade e nas autoridades araguarinas a sensibilidade com um dos problemas de maior preocupação mundial, participaram também desta marcha alunos e educadores de escolas municipais e estaduais.

Ao final da marcha, a Subsecretária Estadual, Patrícia Magalhães, encerrou o evento com uma mensagem de otimismo e esperança às crianças e aos jovens, que são os multiplicadores da prevenção ao uso e abuso de drogas.

Parceria com Subsecretaria de Políticas sobre Drogas

Na noite do dia 13, o Prefeito Municipal recebeu em seu gabinete a Subsecretária Patrícia Magalhães, o Secretário Municipal de Políticas sobre Drogas, Ailton Oliveira Sousa, além de assessores, representantes do Pró-Vida, El Shadday, Ser Livre, Casa de Davi, “Salva Vidas”, de Uberlândia, e ICASU.

Na reunião, a Subsecretária Patrícia ouviu os anseios e as solicitações dos participantes em busca de um maior apoio governamental para essas casas, ao que respondeu da possibilidade do surgimento de um novo edital com um chamamento que contemple a parte de prevenção e reinserção social para essas instituições. Patrícia ainda colocou sua equipe à disposição oferecendo, em Belo Horizonte, a capacitação para os administradores das Comunidades Terapêuticas e Organizações da Sociedade Civil, orientando-os na parte legal para obter recursos a nível estadual e federal. Decidiu-se na reunião, então, que a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas de Araguari mediará as ações entre as comunidades terapêuticas regionais e o estado em relação às solicitações, e à busca por parcerias e projetos.

Dessa forma, o Governo de Minas Gerais e a Prefeitura de Araguari celebraram uma parceria que trará imensos benefícios para a sociedade, avançando nas políticas públicas sobre drogas.

Fotos        – Secretaria de Políticas sobre Drogas