AÇÃO DE ABORDAGEM tira moradores da rua
A Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas realizou durante todo o dia 03, última sexta-feira, uma ação técnica com abordagem aos moradores de ruas. A Equipe percorreu os Bairros Vieno, São Judas, Goiás, Bela Suíça, Madri, Centro e Santa Helena, conseguindo atingir 18 moradores de rua.
Os comerciantes desses bairros também foram abordados e informados que Araguari conta com uma rede de cuidados e tratamentos ao dependente químico, como também foram orientados a fazer esse encaminhamento.
O objetivo maior da ação foi identificar essas pessoas em situação de rua, fazendo um levantamento de dados dos mesmos, orientando-os para se dirigirem aos lugares de apoio aos dependentes de álcool e outras drogas.
Atualmente, no Brasil, somente 22% dos municípios brasileiros possuem dados sobre seus moradores de rua, mas sabe-se que o número é preocupante e crescente dia a dia. Em todo país, 90% dos moradores de rua são homens e o principal motivo de estarem nas ruas é a Droga, que causa conflitos familiares e coloca mais pessoas nessa situação desumana. É um problema que destrói lares e reflete não somente nos moradores de rua, mas também nos familiares e na sociedade.
Diante desse cenário, a Secretaria de Políticas Sobre Drogas acredita que todo cidadão deve receber o melhor cuidado possível disponível, de acordo com a sua necessidade clínica. “Privar uma pessoa desses cuidados é uma negação dos direitos de cidadania. Assim, outras ações de abordagem de cidadãos dependentes químicos, em situação de moradia de rua, serão realizadas periodicamente, oferecendo os tratamentos gratuitos existentes nas redes de cuidado do município”, concluiu o Secretário de Políticas sobre Drogas, Ailton Oliveira de Souza.
FOTOS: Secretaria de Políticas Sobre Drogas