19 de Abril Dia dos Povos Indígenas

A prefeitura Municipal de Araguari, por meio da superintendência de Promoção de Igualdade Racial - SUPIR, presta suas homenagens aos povos originários que são protagonistas da formação nacional. A Lei nº 14.402, de 8 de julho de 2022, instituiu o dia 19 de abril como sendo o Dia dos Povos Indígenas, revogando o Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943 que tratava como " dia do índio". A diferença entre os termos é que a palavra "índio" é pejorativa e depreciativa, sendo uma referência ao momento de conquista colonial ocorrido com a chegada dos europeus, enquanto o uso da palavra Indígena, ou melhor dizendo Indígenas, reconhece as diferentes identidades e culturas desses povos, os valorizando. “É uma questão de cidadania, patriotismo e postura antirracista reconhecer e valorizar os Povos Originários formadores do Brasil”, afirma o gestor da Supir, Marco Túlio Nascimento.