1º Congresso de Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde Mental é realizado em Araguari alusivo ao setembro amarelo

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, em parceria com IMEPAC e o Instituto Federal do Sul de Minas, realizou de 25 a 29 de setembro, a Semana de Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde Mental, com objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental, da valorização da vida e da prevenção do suicídio.
Durante a semana foram promovidas discussões, palestras, e apresentação de trabalhos científicos com intuito de oferecer recursos para auxiliar na identificação de sinais de alerta, acesso aos cuidados e fortalecimento do bem-estar emocional. Uma mesa redonda composta por representantes das escolas municipais, estaduais e particulares, coordenador do Cejusc e Caps infantojuvenil discutiram propostas para o contexto escolar.
Durante o Congresso foi realizada também a Conferência Municipal de Promoção a Saúde Mental, com objetivo de levantar propostas para a criação do Plano Municipal de Saúde Mental e prevenção do suicídio.
A programação da Semana foi voltada especialmente para a capacitação dos profissionais das áreas da saúde, educação, ação social e membros da sociedade.
A capacitação sobre sinais de alerta e identificação do risco de suicídio foi ministrada pela Enfermeira e doutora em Suicidologia, Andréa Cristina Alves, que é pesquisadora do assunto no IFTM Campus Passos e aborda os cuidados em saúde mental e a prevenção ao suicídio para além da campanha de setembro amarelo, debatendo e construindo novas práticas que auxiliam na promoção de saúde mental.
Ao final do Congresso, foram apresentados trabalhos científicos nas mais diversas formas de abordagem do tema. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão científica composta por membros da Prefeitura de Araguari, IMEPAC e IFTM Sul de Minas para receber premiações.