Prefeitura Municipal iniciou obra emergencial no Córrego Brejo Alegre

Deu-se início hoje, 21, à obra de contenção ao desmoronamento do Córrego Brejo Alegre, no entroncamento da Av. Minas Gerais e Av. Cel. Teodolino Pereira de Araújo.

A obra emergencial, já prevista no cronograma da Estação de Tratamento Central, será realizada pela empresa Prefisan, que também constrói a ETE Central, que já foi iniciada e deverá ser entregue no prazo de 18 meses. O custo para essa intervenção está previsto dentro dos valores do empreendimento, ou seja, em torno de R$ 39 milhões de reais, dos quais R$ 31 milhões são oriundos de financiamento, sendo o restante recursos próprios do município.

Carlos Afonso Costa Trindade, Engenheiro residente da Prefisan, manifestou-se satisfeito por participar desse importante projeto da cidade de Araguari, que vai tratar todo o esgoto da bacia. “Como o interceptor vai começar por aqui, para poder colocar o tubo e ficar estável, é necessário que a contenção seja feita, evitando-se outros desmoronamentos. A proposta do projeto que contempla a contenção é no sentido de proteger essa tubulação ”, explicou.

De acordo com Carlos Trindade, o cronograma reserva em torno de 90 dias para o término dessa obra, que é distinta de outras frentes de trabalho, nelas não interferindo, visto que são “outra equipe, outro equipamento”, ressaltou o Engenheiro, que reafirmou a experiência com que a empresa enfrenta situações de mesma complexidade e importância.

No mesmo período que a obra de contenção estiver acontecendo, o trânsito da Av. Minas Gerais será fechado no trecho que compreende a R. Vereador Nicomedes Nunes (Bairro do Bosque) até a Rua Olga Daher (Centro), o que requer atenção dos motoristas. “Por questões de segurança, a Prefisan prefere isolar e fechar a área durante toda a obra. Assim que percebermos uma estabilidade, e que já conseguimos recompor a área, liberaremos a pista”, finalizou Carlos Trindade.

O Superintendente da SAE, André Reis, comentou sobre a necessidade de antecipação dessa obra: “Preocupados com os danos que poderiam surgir no asfalto, além do perigo e risco aos que transitam por este local, motoristas e pedestres, demos início à obra emergencial. É importante salientar ainda que não haverá atraso ou consequências para a obra de tratamento de esgoto, que tem o prazo de 1 ano e 7 meses para ser entregue”, explicou o gestor da SAE.

Para o Prefeito Municipal, a obra da contenção emergencial, que fica a cerca de 6 km da ETE Central, irá oferecer aos munícipes segurança e qualidade de vida: “A obra que conterá o desmoronamento no entroncamento das Avenidas Minas Gerais e Cel. Teodolino dará a sustentação para a estrutura a ser feita. Em nosso governo, primamos pelo bem-estar da população, tanto quanto pela segurança. Por isso, contamos com a compreensão de todos durante o período em que a pista estiver interditada em função das obras. Depois de pronta, iremos trabalhar para buscar recursos para o Parque Linear, pois estamos comprometidos com toda a sociedade para que se faça em Araguari as obras de que Araguari precisa”, ressaltou Marcos Coelho (PMDB).

FOTOS:               ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete