Araguari participa da IV Conferência Estadual de Promoção de Igualdade Racial

Foi realizada nos últimos dias 29, 30 de Setembro e no dia 01 de Outubro, a IV Conferência Estadual de Promoção de Igualdade Racial- COEPIR“O Brasil na década do Afro descendente: Minas Gerais Promovendo a Igualdade Racial- Por nenhum direito a menos!”, em Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte MG.

Participaram da Conferência os delegados Isabela Cristina Ferreira Jordão, Paulo Roberto Luiz, Jean Wilson Charles, Elbson Luiz de Abreu Silva, Vitor Costa Lourenço da Silva, Maria Regina Cardoso Carneiro, Luciane de Araújo Santos, Mironaldo Batista Mota Filho, Anna Clara Carvalho Rocha e Rosa Margarida Carvalho Rocha, que foram eleitos durante a “II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial: Por nenhum direito a menos!”.

A IV COEPIR foi organizada pela SEDPAC – Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Social e Cidadania, e contou com a presença do Secretário da pasta, Nilmário Miranda,a Secretária Estadual de Educação, Macaé Evaristo, ex-ministros da área e delegados eleitos que representam as populações negras, de comunidade e povos tradicionais, como quilombolas e indígenas, de diversas etnias, como ciganos e judeus, além de várias expressões religiosas.

O objetivo da conferência foi reunir os 1.070 delegados eleitos em todo estado de Minas Gerais, e selecionar as propostas que serão apresentadas na “IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – IV COMAPIR”.

Algumas das discussões da IV COEPIR foram as questões sobre o desenvolvimento social, a situação das juventudes e das mulheres, questões de segurança pública e acesso à justiça, migração e xenofobia, proteção da diversidade cultural, políticas públicas afirmativas, entre outros.

O servidor Paulo Roberto Luiz, representando a Secretaria de Gabinete da Prefeitura Municipal de Araguari ressaltou a importância de participar da conferência, “Para nós conferências como essa, são um grande avanço para promover a igualdade racial em um país com tanta diversidade, como é o Brasil. E a Prefeitura de Araguari não poderia ficar fora de uma ação tão importante.” frisou

O Prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) destacou que o próximo passo é apresentar aos Secretários Municipais as propostas levantadas na “II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial: Por nenhum direito a menos!”: “Agora procuraremos implantar em cada Secretaria Municipal de Araguari as ações que promovem políticas públicas de promoção da igualdade racial, redução das desigualdades sociais e combate ao racismo.” finalizou.

FOTO :      ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete