VOCÊ SABE O QUE É O SINE?

O SINE – SistemaNacional de Emprego, é um serviço público, realizado pelo Ministério do Trabalho, por meio de convênios com Estados e Municípios para a realização de Intermediação de Mão de Obra, Requisição de Seguro Desemprego e Qualificação Profissional.

 

O serviço atende principalmente trabalhadores em situação de desemprego, que podem buscar uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho, nesses centros.

 

O serviço atende também os EMPREGADORES, que gratuitamente podem divulgar suas vagas de trabalho, e obter candidatos pré-selecionados.

 

O SINE é o órgão responsável por dar entrada no Seguro Desemprego e encaminhamento para empregos. O SINE ainda oferece, em parceria com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, a emissão de identidades. Em breve, começaremos também a fazer Carteira de trabalho (CTPS).” Conforme esclarecimentos da Diretora do SINE, Marilda Rodrigues, o setor funciona das 8:00 às 17:00.

 

As vagas são disponibilizadas nos diversos meios de comunicação e também num painel na entrada do SINE.

 

Há questionamentos sobre onde a vaga é oferecida, se é masculina ou feminina e estas informações são confidenciais por ordem do Ministério do Trabalho. O SINE não pode falar qual é a empresa que está oferecendo a vaga. Esta informação é dada apenas no guichê de atendimento, somente se a vaga estiver no perfil do candidato. Para a maioria das vagas, é exigida experiência na área. Isto não é estabelecido pelo SINE, mas sim pelas empresas. O perfil do trabalhador é a empresa que decide como deseja”, explicou Marilda Rodrigues.

 

A Diretora do SINE também explicou a questão dos atendimentos no período vespertino: “Como o atendimento nos guichês demora mais ou menos 20 minutos cada pessoa, se no período da tarde houver grande procura por pessoas querendo dar entrada no seguro desemprego, é feito um agendamento, para o que pedimos às pessoas que voltem outro dia para serem atendidas. Há também outro problema relacionado ao Sistema usado nos guichês: a partir das 16:00, começa a ficar lento, e às 17:00 ele é travado por determinação do Ministério do Trabalho, não sendo mais possível o acesso ao mesmo”.

 

Todas as pessoas são bem atendidas, embora algumas reclamem do atendimento. Mas estamos trabalhando para melhorar cada dia mais, inclusive estamos providenciando para que todos os funcionários trabalhem com crachá, para melhor identificação. O SINE abre às 8:00 e não há necessidade das pessoas chegarem mais cedo, pois as senhas são entregues nesse horário, após o qual as pessoas ficam aguardando atendimento. Estamos implantando o sistema de senhas eletrônicas com o objetivo de para melhor atender a todos que nos procurarem. Estamos sempre à disposição, inclusive pelo e-mail sine.araguari@social.mg.gov.br”, finalizou Marilda Rodrigues.