Vacina contra a Febre Amarela em Araguari segue calendário nacional

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas ou silvestres. Para o enfrentamento da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (também conhecidas como Postos de Saúde), principalmente para as pessoas que moram ou vão viajar em área rural, silvestre ou de mata.

Minas Gerais e a Febre Amarela

A área em alerta por febre amarela em Minas foi ampliada. Balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde elevou de 48 para 110 o número de casos suspeitos, com 20 deles considerados prováveis para a doença.

No início da semana, quando o surto foi anunciado, eram 23 notificações. Dos pacientes que deram entrada nos serviços de saúde com suspeita da doença, 30 morreram; destes, 10 têm a febre amarela como causa provável do óbito.

Com a atualização dos números, subiu de 15 para 21 o total de cidades que já registaram casos, óbitos ou de epizotias (morte de macacos na zona rural, o que é indício da doença).

Diante das novas notificações, o governo de Minas expandiu a rede de atenção aos 152 municípios que integram as quatro unidades regionais de Saúde com algum tipo de registro da doença: as macrorregiões de Coronel Fabriciano, Teófilo Otoni, Governador Valadares e Manhumirim.

Araguari e a Febre Amarela

A Coordenadora do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Lúcia Hirono, informou que Araguari não se encontra na área de alerta da Febre Amarela, e segue o calendário de vacinação nacional.

“Araguari hoje se encontra em uma situação tranquila; não estamos na área de alerta de ocorrência da Febre Amarela e não temos nenhum caso da doença em humanos e primatas humanos”, enfatizou Hirono.

FOTOS: Divulgação