UBSF Goiás Parte Alta muda provisoriamente de endereço

CAPS AD assume endereço da UBSF Goiás Parte Alta, que continua atendendo população em novo local

Na última semana de dezembro, o município de Araguari recebeu uma visita da Coordenação Estadual de Saúde Mental, com vistas a avaliar o local onde se encontrava o CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, pois o município buscava receber um financiamento federal do teto da média e alta complexidade.

Na visita, a Superintendência achou que a Unidade onde estava lotado o CAPS AD não era adequada. Se não fosse uma unidade própria do município, ou seja, uma UBS já aprovada pela Vigilância Sanitária, havia possibilidades de o recurso financeiro federal não poder ser repassado.

Diante do fato, o Secretário de Saúde, João Batista Arantes da Silva, na ocasião, optou por transferir o CAPS AD para o endereço da UBS Goiás Parte Alta. Foi então avaliada a Unidade, e a portaria para creditação do CAPS AD para receber financiamento federal foi aprovada.

Em momento algum pensamos em dissolver a equipe do Goiás Parte Alta. O que decidimos foi colocar o CAPS AD em funcionamento nesse endereço, buscando, em seguida, um novo endereço para a equipe do PSF Goiás Parte Alta”, esclareceu Marislene Pulsena, Coordenadora da Atenção Primária.

A Prefeitura de Araguari já alugou novo imóvel para abrigar a equipe multiprofissional da UBS Goiás Parte Alta, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário. Até que o novo local esteja preparado para abrigar a UBS, toda a equipe foi provisoriamente encaminhada para atendimento na UBS São Sebastião.

Esperamos que, em aproximadamente 20 dias, possamos fazer a mudança definitiva da equipe da UBS Goiás Parte Alta para o novo endereço. Enquanto isso, os profissionais atenderão normalmente na UBSF do São Sebastião”, acrescentou Dra. Marislene.

A Secretaria de Saúde esclarece ainda que, como a médica da UBS Goiás Parte Alta se encontra de férias, Dr. Neilton Rodrigues Borges de Melo atenderá a população específica desta UBS às quintas-feiras à tarde, e às sextas-feiras, de manhã, na UBS São Sebastião, até o dia 20 de fevereiro, quando a médica retorna às suas atividades.

O Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (MDB) reitera à população que a UBSF Goiás Parte Alta não vai ser fechada: “A UBSF Goiás Parte Alta estará abrigando o CAPS AD por uma resolução ministerial e do estado, tendo sido a Unidade transferida para outro endereço. Toda a população que é atendida por essa Unidade continuará a receber a atenção e o cuidado necessários. São medidas provisórias que tivemos que tomar, mas sempre pensando no munícipe, nas suas necessidades, e nos seus direitos básicos de saúde”, comentou o gestor municipal, que ainda informou que, com a mudança do CAPS AD para uma Unidade adequada, o recurso a ser recebido é de mais de R$ 400 mil.

FOTOS:    ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete