UAB/Araguari se destaca como opção de ensino superior

Presente desde 2007 em Araguari, a Universidade Aberta do Brasil/Polo Presencial de Araguari é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância.

A UAB/Araguari, que é um dentre 11 Polos Presenciais no estado de Minas Gerais, conta com as parcerias da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), da UFF (Universidade Federal Fluminense) e do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro) em cursos de graduação, pós-graduação e tecnólogos.

Pela UFOP, oferece cursos de graduação de Pedagogia, Administração Pública, Geografia e Matemática. Pelo IFTM, oferece cursos de graduação de Computação e Letras, além dos cursos tecnólogos de Segurança do Trabalho, Informática e Serviços Públicos. Pela UFF, oferece curso de Especialização em Educação à Distância.Araguari possui hoje aproximadamente 250 alunos matriculados nos diversos cursos, os quais retornam às aulas no próximo dia 13 de março.

A Coordenadora do Polo UAB/Araguari, Márcia Sakai, sente-se satisfeita com o resultado alcançado e a qualidade do trabalho desempenhado no Polo de Araguari: “Ao longo de quase 10 anos, Araguari já formou 6 turmas, cujos alunos são hoje profissionais inseridos no mercado de trabalho. É importante ressaltar também a parceria do município, responsável pela infraestrutura, com as universidades, que oferecem os cursos, projetos pedagógicos e as certificações”, esclareceu a Coordenadora.

O Secretário Municipal de Educação, Werley Macedo, manifestando-se sobre a UAB/Araguari, considera “excelente a oportunidade de formação de araguarinos no ensino superior pelo fácil acesso à qualificação profissional, com cursos de graduação e pós-graduação totalmente gratuitos. ”

O Prefeito Marcos Coelho se diz satisfeito com o Polo da Universidade Aberta em Araguari,que tem possibilitado a participação de araguarinos em cursos técnicos e universitários, inclusive em pós-graduação, pelo ensino à distância: “Nosso município fortalece a formação de um grande número de pessoas que não precisam se deslocar para outros centros em busca de uma formação profissional qualificada”, disse.

CURSOS DE IDIOMAS À DISTÂNCIA – GRATUITOS

Estão abertas até o dia 06 de março as inscrições para os cursos de Idiomas – Inglês e Espanhol – à distância, pelo Centro de Idiomas da IFTM. Mais informações pelo site www.iftm.edu.br/ingresso.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, a UAB foi criada para o “desenvolvimento da modalidade de educação à distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”.

O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior.Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial.

Feita a articulação entre as instituições públicas de ensino e os polos de apoio presencial, o Sistema UAB assegura o fomento de determinadas ações de modo a assegurar o bom funcionamento dos cursos.

Mantido pela Secretaria Municipal de Educação, o Polo oferece cursos com duração variada, ministrados à distância, e que permitem maior flexibilidade de horário de estudo. O ingresso ocorre por meio de processos seletivos determinados em editais, elaborados e publicados pelas universidades parceiras.

Para obter maiores informações, como cursos a serem ofertados, período de inscrição e data dos processos seletivos, os interessados devem entrar em contato com secretaria do Polo UAB/Araguari se encontra na Praça Augusto Diniz, 55 – Bairro de Fátima, com os telefones 3690-3290 e 3246-2221.