Tratamento Fora do Domicílio continua em Araguari

O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº. 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem.

Em Araguari, a Assistente Social e Referência Técnica do TFD, Daiane Mary Silva, explica que o Tratamento Fora do Domicílio permite o fluxo de pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar em procedimentos de alta e média complexidade.

O TFD, em Araguari, acontece conforme as exigências do Ministério da Saúde. Fazemos os encaminhamentos seguindo os procedimentos: assim que o paciente recebe o diagnóstico direcionado pelo médico clínico do município, o formulário do TFD é preenchido e encaminhado para a Secretaria de Saúde de Araguari, onde é classificado pelo médico regulador. Em seguida, é feita solicitação da abertura de prontuário à Secretaria de Saúde de Uberlândia. Após a devolutiva do prontuário, é incluso na planilha para solicitação de agendamento. São necessários, no ato, que o paciente esteja munido de todos os exames, diagnósticos, número de CID, prontuário, cartão SUS e documentos pessoais”, esclareceu a Assistente Social.

Depois de saber se a vaga para o paciente existe, geralmente até 30 dias após ser cadastrado no Departamento da Secretaria de Saúde, o paciente procede, então, com seu tratamento.

Em Araguari, a maior dificuldade é em função da demanda reprimida, visto que ainda há pacientes de 2013, 2014, aguardando para realizar seus tratamentos fora. Diante a circunstância, a Secretaria de Saúde vem, desde que a situação foi percebida, reorganizando o setor.

Todos os processos são avaliados semanalmente, quando são definidas as urgências e prioridades. Estamos buscando apresentar uma resposta dentro de trinta dias, podendo ser mais rápido”, informou André Luiz Fernandes, Subsecretário de Saúde. “A grande maioria dos pacientes é encaminhada para Uberlândia. Mas, considerando-se tratamentos como iodoterapia ou quelóide, especialidades inexistentes em Uberlândia, a Gerência Regional do Estado define o local de tratamento do paciente”, acrescentou.

No mês de dezembro de 2017, Araguari realizou entre 50-80 procedimentos, entre tratamentos e cirurgias.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) faz questão de que todos os pacientes do município tenham garantido seus direitos: “O SUS garante transporte, alimentação e atendimento público adequado ao paciente que precisa de tratamento fora do município. Nossa preocupação, hoje, é em organizar toda a demanda reprimida, avaliando caso a caso, e procedendo conforme as orientações da Gerência Regional do Estado e do Ministério da Saúde”, manifestou-se.

É importante ressaltar que o TFD é autorizado quando forem esgotados todos os meios de tratamento dentro do município. Realizado o tratamento, o município deve apresentar prestação de contas de cada paciente.

Para mais informações, o TFD se localiza na Rua Dr. Afrânio, 163 – Centro. O telefone é 3690-3134.

O QUE O PROGRAMA TFD OFERECE

• Consultas
  • Tratamento ambulatorial, hospitalar/cirúrgico previamente agendado
  • Passagens de ida e volta a pacientes e, se necessário, a acompanhantes