Transporte Coletivo GRATUITO em Araguari já se torna realidade

Começou hoje, segunda-feira, 22 de maio, o cadastramento para a 1ª etapa da implantação do projeto do transporte gratuito em Araguari. A proposta, que faz parte das metas de governo do Prefeito Marcos Coelho (PMDB), beneficiará cerca de mil pessoas com dois vales-transportes diários, direcionados aos mutuários do ‘Minha Casa, Minha Vida’, que também estejam cadastrados no CadÚnico e no Bolsa Família, programas federais que promovem a melhoria da vida das famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa, ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.

“Nesse primeiro momento, serão beneficiados os moradores dos Residenciais do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Terá direito a dois passes de vale-transporte um morador por residência, que deverão fazer seus cadastramentos durante essa semana na Secretaria Municipal de Planejamento. Levar, além dos documentos pessoais, o contrato da casa e um comprovante de residência do último mês. É importante salientar que os beneficiados devem ser também cadastrados no CadÚnico e no Bolsa Família”, explicou a Secretária de Administração, Thereza Christina Griep.

Griep também salientou que essa primeira etapa será possível para essa população por haver um contrato emergencial de transporte coletivo. A previsão de se chegar à totalidade da população, prevista para junho de 2018, acontecerá após a conclusão da licitação da empresa de transporte coletivo.

Em aproximadamente uma semana, acreditamos que todos os beneficiados serão cadastrados e estarão com suas carteirinhas em mãos, bem como os vales-transportes para um mês. Espera-se que até o mês que vem, a bilhetagem eletrônica seja implementada em Araguari, quando os vales-transportes serão automaticamente substituídos pelo cartão magnético. Com o decorrer dos meses, o projeto vai sendo implementado, aumentando a quantidade de pessoas atingidas, até chegar à sua totalidade”, finalizou Thereza Christina.

Para Maria Helena Moreira, moradora da Rua C, do Residencial Bela Suíça III, essa foi uma excelente notícia: “Para nós agora ficou muito bom, pois temos coletivo também dia de domingo e feriado. Com os passes, melhorou mais ainda. Agradeço ao Prefeito e todos que arrumaram isso pra nós”, manifestou Maria Helena, muito satisfeita com a novidade.

Para Marcos Coelho, essa decisão só pode ser possível financeiramente pelo fato de estarem sendo traçadas estratégias para sua implementação desde o início do governo, em 1º de janeiro. “A Prefeitura está fazendo economia em outros gastos para oferecer esse benefício à população sem que haja aumento de taxas ou qualquer ônus para dar cobertura. Tudo está sendo feito dentro do próprio orçamento da Prefeitura”, confirmou o Prefeito Municipal.

Cadastramento

As pessoas interessadas em receber o benefício do vale-transporte gratuito devem ser moradoras dos Residenciais Bela Suíça I, II e III, Jardim Canaã, Monte Moriá, Portal de Fátima e Portal dos Ipês, que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e credenciadas no Programa Bolsa Família.

A lei nº 5.884, datada de 18 de maio de 2017, autoriza o Município de Araguari a comprar passes da empresa que explora o serviço de transporte coletivo local, bem como repassá-los às pessoas que se enquadrarem nas condições estabelecidas. Em seu Art. 3º, afirma que será beneficiário um morador por residência, que receberá 2 (dois) passes por dia útil, de segunda a sexta-feira.

O cadastramento será realizado pela Secretaria de Planejamento, localizada à Esplanada da Goiás, sem número, em horário comercial das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 18:00.

FOTOS:              ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete