​Supervisor de Ensino Naldo Mota, fala sobre “Identidade de gênero e orientação sexual”

Palestra visa informar e orientar educadores da Secretaria Municipal de Araguari

O Secretário de Educação,Werley Macedo, juntamente com a Assessora Especial da Secretaria de Educação, Iara Faria, o Subsecretário José Carlos e a Diretora do Departamento Pedagógico, Rita de Cássia Peixoto e Ávila, alémde toda a sua equipe, receberam recentemente o Supervisor de Ensino Naldo Mota, que ministrou uma palestra sobre “Identidade de Gênero e orientação sexual”.

Foi realizada uma discussão sobre a importância da abordagem do tema no âmbito educacional para o combate à discriminação por gênero e orientação sexual. O Palestrante começou discutindo qual a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual, explicando que a identidade de gênero diz respeito ao gênero pelo qual a pessoa se identifica. Assim, as pessoas cisgêneras se identificam com o gênero atribuído ao nascimento; já as transgêneras não se identificam com o sexo biológico.Quanto à orientação sexual, essa diz respeito ao gênero pelo qual a pessoa se sente atraída afetivo-sexualmente: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, pansexualidade, e ainda há aquelas que não se sentem atraídas por nenhum gênero, as assexuais.

Naldo esclarece que cada coisa é uma coisa. “O sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual são distintos.É de extrema importância que nossa sociedade entenda isso, pois eles definem aspectos bem distintos de uma mesma pessoa, ”esclareceu o Supervisor de Ensino.

O Secretário de Educação destacou que esse é um assunto novo que ainda precisa de muitos esclarecimentos para que as pessoas entendam. “São temas muitos debatidos nos tempos modernos. No entanto, ainda é muito comum que as pessoas se confundam com seus significados. E o ideal é que esses temas sejam abordados com qualidade no ambiente escolar; dessa forma, a criança já aprende dentro de sala de aula a respeitar e entender a diversidade, ” destacou Werley Macedo.

Em tempos de modernidade, quando surgem novos temas e novas formas de análise da identidade humana, é necessário que a educação possa propiciar espaços de conhecimento e reflexão, ” comentou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

FOTOS:             Secretaria Municipal de Educação