Simulação de acidente é realizada na abertura da Semana Nacional de Trânsito em Araguari

A SETTRANS – Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, em parceria com a 3ª Cia do Corpo de Bombeiros, 53º Batalhão de Polícia Militar e Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, realizaram nesta manhã, 18 de setembro, um momento de conscientização junto à população sobre acidente em vias públicas, em comemoração à Semana Nacional do Trânsito. Este ano a iniciativa tem o slogan “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e mobilizou a comunidade araguarina, além dos alunos da Escola Estadual Raul Soares.

A mobilização desta manhã contou com a simulação de um acidente de trânsito envolvendo automóveis, na Praça Manoel Bonito. A partir daí, todas as ações envolvendo um acidente foram adotadas,tendo como participantes ativos desde a Polícia Militar até o delegado de polícia, passando pelo Corpo de Bombeiros, perícia técnica e socorro às vítimas. Nesta simulação, os Bombeiros, inclusive, utilizaram um equipamento para cortar lataria dos veículos e retirar de seu interior as vítimas.

Logo após a simulação, foi realizada uma Blitz Educativa com a entrega de folders da campanha. Policiais e agentes de trânsito contaram com a ajuda dos alunos da Escola Estadual Raul Soares.

Conforme Luiz Antônio Lopes – Secretário de Trânsito, a simulação chama a atenção de todos que passam pela avenida e são situações que podem ocorrer em decorrência da falta dos cuidados mínimos ao ingressar no trânsito.

"O objetivo do simulado é colocar a falta de atenção como uma das principais causas dos acidentes de trânsito dentro do município.Também demonstramos a falta do uso do cinto de segurança, o excesso de velocidade e a imprudência quanto à distância de segurança dos outros veículos e dos ciclistas. Tudo isso com o intuito de transmitir a ideia de que dentro do município também podem ocorrer capotamento e acidentes graves", frisou o Secretário.

O aposentado Mário Sérgio da Silva Prado, que caminhava pela Praça Manoel Bonito, chegou a acreditar que o acidente fosse real devido à forma que o trânsito no município se encontrava. "O número de veículos nas ruas tem aumentado bastante a cada dia e com isso, os perigos também são maiores. Na maioria das vezes, por conta da pressa, os motoristas agem com imprudência e colocam em risco a vida não só deles, mas também a de outras pessoas que utilizam as vias para trafegar", comentou.

Durante a programação da Semana Nacional do Trânsito ““Minha escolha faz a diferença no trânsito” em Araguari, diversas palestras e blitz educativas serão realizadas com as orientações para a sociedade.

A Prefeitura de Araguari, através da SETTRANS, visa proporcionar atividades que trabalhem a conscientização com o objetivo de alertar a sociedade araguarina para desenvolver valores, posturas e atitudes no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos”, destacou do Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

Programação daSemana Nacional do Trânsito para terça feira, dia19 de Setembro.

DIA DO AGENTE DE TRÂNSITO MIRIM

Estudantes poderão atuar como agentes. Haverá orientações e panfletagem em Blitz Educativas.

08h30min.

EE D Eleonora Pierucetti

Rua Guanabara, 310, B Amorim.

-------------------------------------

EE Katy Belém