Servidores municipais promovem manutenção no Palácio dos Ferroviários

Sempre preocupado com o bom estado do imponente e importante patrimônio histórico de Araguari, o Palácio dos Ferroviários, sede que abriga várias Secretarias da Prefeitura Municipal, e ponto de referência e turístico a todos que visitam nossa cidade, está passando por criteriosa manutenção desde os primeiros dias da nova gestão.

Atendendo-se às exigências prescritas pelo Conselho do Patrimônio Histórico, foi feita manutenção na rede hidráulica, serviços de poda e capina, troca de vidraças quebradas, e o serviço de manutenção de pintura em todo o Palácio. Dando sequência, em breve será feita a manutenção e troca do madeiramento de janelas, portas e portais.

Uma equipe composta por 10 servidores municipais, coordenada por Mirtes Alves Pereira e Cacildo Vieira, está empenhada em atender com agilidade e presteza, trabalhando incansavelmente e demonstrando zelo e cuidado necessários pelo prédio construído em 1928, e restaurado em 2006. Os funcionários :são Ademir Martins Ferreira, Ana Paula, André Luís Custódio Souza, Cacildo Vieira, Dagmar Prado Rocha, Índio Cláudio, Jair Lopes, Mirtes Alves Pereira, Ricardo Miranda e Rivalino Wenceslau Júnior. Cacildo Vieira, um dos Coordenadores da equipe de manutenção, assim se manifestou em relação ao trabalho executado: “A antiga estação de trem de Araguari será sempre um importante ponto de referência para nós, servidores municipais. Por isso, devemos cuidar e preservar desse prédio, que merece destaque especial”.

De responsabilidade da Secretaria de Administração, o Palácio dos Ferroviários é supervisionado pela Secretaria de Gabinete, cujo Secretário, Marco Antônio Farias, assim se manifesta: “por estar mais próximo à equipe de manutenção do Palácio, temos dado todo apoio necessário para melhor zelo, manutenção e conservação do patrimônio público. Estamos com uma equipe de excelência nessa frente, e todos os servidores concursados não medem esforços para fazer o melhor.

Thereza Christina Griep, Secretária de Administração, disse estar cumprindo determinação expressa do Prefeito Municipal: “O prefeito Marcos Coelho determinou que fosse dada uma reestruturada no Palácio, com acompanhamento de perto pela Secretaria de Gabinete, que disponibilizou o funcionário Expedito Castro Alves Júnior para que desse todo o apoio e atenção no que fosse necessário. É importante ressaltar, também que, cuidando da limpeza e manutenção do Palácio hoje, evitamos gastos desnecessários para a estrutura pública no futuro. ”

O Prefeito Marcos Coelho, sensível às questões históricas, disse: “é essencial que haja a preservação do patrimônio histórico, pois perdemos muito de nossa própria história ao deixarmos nossos prédios históricos sem cuidados constantes. Como autoridades, temos que dar o exemplo. Além do valor material e estético, o Palácio conserva em si elementos da história de Araguari e de nosso povo. Fico também muito sensibilizado que a equipe que está realizando o trabalho seja composta por servidores públicos prestativos e atentos a detalhes e cuidados. A eles, o nosso reconhecimento e a nossa gratidão”.

FOTOS:                ASCOM – Secretaria de Gabinete