Secretários prestam contas à população em audiência na Câmara Municipal

Os Secretários Municipais participaram, na tarde de hoje (20), na Câmara Municipal, de uma audiência pública de prestação de contas do governo referente ao primeiro quadrimestre de 2017.

A prestação de contas faz parte dos procedimentos legais, da Prefeitura Municipal, referentes aos recursos recebidos, onde os mesmos foram gastos e os percentuais aplicados. A audiência contou com a participação dos secretários municipais, dos vereadores Wesley Lucas (PPS), Dhiosney de Andrade (PTC), Paulo do Vale (PV) e Sebastião Vieira (PRP), e da população.

A Secretária de Administração, Thereza Christina Griep, reafirmou que o compromisso do Prefeito Marcos Coelho e do Vice-Prefeito Clayton Fernandes é de manter a transparência dos atos do governo em cumprimento às leis e às exigências dos órgãos de fiscalização. A audiência contou com a apresentação das contas da SAE, FAEC e Prefeitura, que foram realizadas pelos contadores e controladores do município e autarquias, tendo sido presidida pelo Superintendente da Controladoria, Alírio Gama Filho.

Estamos cumprindo o que foi prometido quando assumimos a administração do município de Araguari. O dinheiro da prefeitura é do povo. O gestor tem que ter a responsabilidade de destinar o recurso para suprir as necessidades da população naquilo que é possível e, ao final, prestar contas de tudo”, destacou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

A crise financeira enfrentada pelos municípios brasileiros tem comprometido a administração pública em muitos deles, mas, segundo Griep, mesmo com dificuldade, o município de Araguari ainda vive um momento de equilíbrio graças às decisões e medidas adotadas pelo prefeito: “Se o município não tiver como gestor um cidadão responsável, todos os demais cidadãos vão sofrer muito”.

O Vereador Dhiosney de Andrade destacou que o ponto alto da apresentação das contas públicas foi sobre a SAE – Superintendência de Água e Esgoto de Araguari. “A economia da SAE apresentada em relação à folha de pagamento foi de 10% neste mandato, comparando-se à gestão anterior. Também se demonstrou que a despesa foi menor em relação ao mesmo período da gestão anterior. Foi uma audiência muito tranquila e equilibrada, o que atesta ser essa uma boa gestão por parte do Governo Municipal”, frisou o Vereador.

O Prefeito Marcos Coelho fez questão de informar que, ao realizar a prestação de contas, a prefeitura cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal que obriga a apresentação dos relatórios da gestão. “É importante termos essa discussão com a sociedade e mostrarmos essa transparência”, finalizou.

FOTO:       ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete