Secretário Estadual Odair Cunha recebe comitiva do CISTRI

O funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU) não é mais uma realidade distante para a população de Araguari e região. De acordo com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte (CISTRI), responsável pela gestão do serviço, sairá do papel até o fim do ano, conforme ficou acertado em reunião na tarde desta quarta-feira (18), no Palácio da Liberdade, na Capital Mineira, com o Secretário de Estado de Governo, Odair Cunha e com o Subsecretário de Estado de Assuntos Municipais, Marco Antônio Viana Leite.

O convênio para a implantação do SAMU Triângulo do Norte foi celebrado entre o CISTRI e o governo estadual por meio da Secretaria de Estado de Saúde. Os municípios da região, exceto a cidade de Uberlândia, serão responsáveis pelo investimento de R$3.200.000,00 anuais dos R$40.000.000,00 que custa o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência que deverá ser implantado até o mês de janeiro de 2018 na região.

O Secretário de Saúde da cidade de Araguari, Dr. João Batista Arantes que acompanhou a comitiva do CISTRI à Belo Horizonte, destacou a importância do SAMU para a região. “Foi discutida nesta reunião com os representantes do Governo Mineiro a importância do SAMU na região devido à sua essencial relevância no atendimento primário de urgências de forma eficaz e segura.  Os integrantes do CISTRI reavaliaram as necessidades de cada município e assumiram o compromisso de apoio à efetivação dos serviços. Tudo, levando-se em consideração a logística de nossa região, além do perfil epidemiológico de cada município’.

O Prefeito de Araguari, e atual Secretário Executivo do CISTRI, Marcos Coelho destacou a participação de Araguari no processo. “Araguari está de portas abertas para receber a estrutura do SAMU. Nossa prioridade é brindar serviços de saúde cada vez mais qualificados à nossa população. O SAMU precisa acontecer e vai acontecer”, salientou Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

FOTO:                ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE