SECRETÁRIO DE AGRICULTURA FAZ VISITA A ABATEDOURO

O Secretário Municipal de Agricultura, Jaime Battaglini, realizou na manhã do dia 11 de janeiro, uma visita a um Abatedouro de aves do município, com o objetivo de fazer contato e conhecer as atividades exercidas pelas funcionárias da Prefeitura Municipal que são fiscais do SIM (Sistema de Inspeção Municipal) que ali atuam, destacando, especialmente, a importância do respeito a que os funcionários não façam horas extras, de acordo com a orientação jurídica advinda da Procuradoria Geral.

O trabalho das técnicas é de observação de todo o processo no frigorífico, desde o início ao seu final, ou seja, recepção, o pendura, insensibilização, sangria, escaldagem, depenagem, evisceração, corte dos pés, resfriamento e gotejamento. As fiscais acompanham e observam a qualidade e os cuidados do trabalho que deve ser realizado dentro das normas de sanidade e higiene, num período total diário de seis horas. Além da observação e fiscalização, elas também fazem visitas a outras oito empresas, como peixarias, fábricas de espeto, frigoríficos, etc.

O Secretário informou que a equipe do SIM, lotada na Secretaria de Agricultura, é coordenada pelo médico veterinário Dr. Sérgio Yoshifumi Adachi, dela fazendo parte a técnica em alimentos Alessandra Cristina Correia de Almeida, seis fiscais e um Diretor, em transição de mudança. Ressalta ainda o Secretário que toda a equipe conta com um veículo do próprio órgão, que é capaz de atender a demanda.

Jaime Battaglini ficou satisfeito com a visita, pois percebeu que “o trabalho é bem coordenado pelas funcionárias”, que recebem no Abatedouro, inclusive, o almoço. Em conversa com diretores da empresa visitada, foi manifestado que seja aumentada a capacidade de abate de aves por dia, que hoje é de 299, quantidade essa autorizada pelo Meio Ambiente, já que a empresa tem condições de produzir mais, gerando mais renda, com a mesma quantidade de funcionários, evitando-se, também, a ociosidade.

Ao final da visita, o Secretário Battaglini disse que pretende fazer acompanhamentos periódicos aos estabelecimentos de produtos de origem animal, dando todo o suporte necessário por meio da Secretaria de Agricultura, colocando-se sempre à disposição.