Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas de Araguari reafirma parceria com a ICASU

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) recebeu recentemente o Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza, o Vereador Vanderlei Inácio (PRTB) e Antônio Naves, Presidente da ICASU, em seu gabinete. O objetivo da reunião foi reafirmar a parceria que a Prefeitura de Araguari mantém, através da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, com a ICASU (Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia), que desenvolve o Programa Jovem Aprendiz.

A ICASU veio para Araguari no ano de 2013, em um acordo com a Secretaria de Políticas sobre Drogas para a capacitação de jovens para o primeiro emprego por meio do Programa Jovem Aprendiz, oferecendo qualificação profissional aos jovens da cidade. Ao mesmo tempo, o Programa serve também como prevenção ao uso de drogas, uma vez que oferece a esses jovens uma chance de se inserirem no mercado de trabalho, retirando-os das ruas e da ociosidade que muitas vezes é a porta de entrada para o uso de substâncias psicoativas.

Durante a reunião, o prefeito reconheceu a importância do trabalho realizado pela ICASU com o Programa Jovem Aprendiz em Araguari, tanto na parte econômica quanto na parte social com a prevenção ao uso de drogas. “Reafirmamos hoje a parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, com a ICASU, uma importante parceria em prol dos jovens araguarinos”, disse Marcos Coelho.

A pedido do Secretário Municipal de Políticas Sobre Drogas de Araguari, como parte das ações dos 100 dias de governo, o município oferecerá à instituição um prédio para as instalações da sede em Araguari e realizará também a contratação de  jovens aprendizes. A nova sede funcionará onde hoje é o CMEI Padre Nilo I e abrigará desde o escritório até as salas de formação.

ICASU

A Fundação inicial da ICASU ocorreu em Araguari na década de 60, com o nome de ICASA – Instituição Cristã de Assistência Social de Araguari, pelo Cônego Nilo Tabuquini. Não recebendo apoio da gestão municipal da época, a instituição se transferiu para a cidade vizinha de Uberlândia, onde mantém sua sede até hoje e com o mesmo CNPJ da sua criação.

Relembrando a história da sua fundação e revisitando as documentações da época em que foi fundada, é possível ver a idoneidade e o respeito da instituição. Em uma ata datada de 13 de novembro de 1967, percebe-se o esforço de respeitosos cidadãos araguarinos e uberlandenses para a implantação da ICASU, visto a importância dos seus trabalhos para a região.

Nessa mesma ata consta a presença, além do Vigário Nilo Tabuquini, do renomado Bispo Diocesano Dom Almir Marques Ferreira, e de várias autoridades políticas dos dois municípios.

Durante os quase quatro anos do Programa em Araguari, a ICASU atendeu cerca de uma centena de jovens de 14 a 24 anos, que foram capacitados e inseridos no mercado de trabalho.  No ano de 2017, a ICASU já encaminhou 98 jovens ao mercado de trabalho e está com 160 jovens em formação. O curso é realizado nas salas cedidas pelo IMEPAC (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos).