Secretaria de Serviços Urbnanos inova com Projeto CATA-TUDO

A cidade não fica suja, e os móveis podem ser reutilizados: Benefícios para todos

Quem é que não tem no quintal de sua casa, ou dentro de algum armário utensílios, apetrechos ou um móvel que não quer mais usar, ou que está quebrado? Qual morador de apartamento não sofre com a falta de espaço para colocar móveis e objetos que não mais utiliza, e que precisam serdescartados?

Em Araguari, essa situação já pode ser resolvida com o apoio da Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, com o início das atividades, na última segunda-feira (03), do CATA-TUDO: um caminhão que recolhe móveis sem utilidade, caixas, aparelhos de televisão, geladeiras, sofás, colchões, entre outros. A propósito, o caminhão utilizado pela Secretaria de Gabinete foi cedido e reaproveitado, pois estava parado devido às precárias condições de uso. Após reparado, foi plotado.

O projeto, idealizado pelo Secretário Cândido Costa Arruda, surgiu aindana gestão passada, realizando-se agora: “Desde o início desta gestão, toda a Secretaria de Serviços Urbanos está muito envolvida com o Cata-Tudo para atender a população de Araguari, que frequentemente faz denúncias de entulhos nas ruas e nos canteiros”, informou Danilo Franco Gonçalves, Subsecretário da pasta.

“Este é certamente um sonho realizado”, afirmou Cândido Arruda, ao se referir aos benefícios que a população seguramente vai ter com o Cata-Tudo: “Temos uma preocupação com o meio ambiente e a saúde pois, além de fazer a limpeza de materiais inservíveis, o trabalho evita a possibilidade de proliferação do Aedes aegypti, já que os móveis deixados nas vias públicas durante as chuvas armazenam água e propiciam ambiente para o mosquito da dengue, da Chikungunya, do zika vírus e da febre amarela. Acabando com os problemas de sujeiras nos canteiros centrais da cidade e nas portas das casas, evitamos também esse tipo de constrangimento com as pessoas que visitam nossa cidade”, alertou o Secretário Cândido Costa Arruda.

Os servidores envolvidos no Cata-Tudo recolhem o material nas ruas e praças, fazem uma avaliação e encaminham aqueles que podem ser reciclados para a ASCAMARA, jogando os que não podem ser aproveitados ou reciclados no Aterro Municipal.

O Secretário, muito satisfeito com o projeto em andamento, que no dia de hoje, em aproximadamente uma hora e meia de trabalho, lotou o caminhão, pede apoio também da população: “Vamos nos ajudar, como nós estamos tentando ajudar a população araguarina, não jogando lixo nos canteiros centrais nem nas praças. Qualquer material que não queiram mais, favor colocar na porta da rua e entrar em contato conosco pelo 3690-3181. Pode ligar,que nós vamos atrás”,  finalizou o Secretário.

Lembrando que material de responsabilidade da população, como entulho de construção, não poderá levado pelo Cata-Tudo. E o material deve estar na porta da casa para ser recolhido. O serviço funciona todos os dias, no horário das 8:00-18:00, e o agendamento é feito pelo telefone 3690-3181.

FOTOS:                ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete