Secretaria de Saúde em ação nesse final de semana

No sábado, intensificação da campanha de vacina para menores de 5 anos e, no domingo, Araguari faz parte do circuito mundial do “Medita na Rua”

No dia 10 de junho, a Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá intensificação da campanha de vacinas em menores de 5 anos, ao mesmo tempo que será realizada educação em saúde com as crianças, mães e adultos presentes, que terão oportunidade de fazer alguns exames.

Foi criada uma área de lazer onde as crianças poderão brincar, mas, para entrar no espaço, deverão apresentar carimbos de que foram imunizadas e que o cartão de vacina está em dia. “Pretendemos atualizar as cadernetas de vacinação de crianças até cinco anos de idade que estejam incompletas ou em atraso, sendo consideradas todas as vacinas que o Programa Nacional de Imunização preconiza para a faixa etária”, explicou Dra. Marislene Pulsena da Cunha Nunes, Coordenadora da Atenção Primária.

Além da equipe de recreadores, que trabalharão com atividades educativas e brincadeiras com as crianças, haverá uma outra equipe que orientará as mães com a saúde da mulher. Serão também realizados exames Papanicolau e teste rápido para sífilis (este, devido ao aumento de casos recentes no município e no país).

“Com isso, cumpriremos metas dos indicadores, além de promover a saúde onde o acesso às vezes é mais difícil”, finalizou Dra. Marislene.

O evento conta com a parceria do IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, e acontecerá na Praça do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, localizada no Monte Moriá, atendendo moradores do Bela Suíça I, II e III, Monte Moriá, Bairro Brasília e Bairro Maria Eugênia, no horário das 8 às 13:00.

MEDITA NA RUA

No domingo, dia 11 de junho, a Secretaria de Saúde, em parceria com o IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, Espaço Yoga e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fará realizar o “Medita na Rua”, um movimento que reunirá pessoas interessadas em buscar a harmonia por meio da conexão com seu interior, ou seja, com a meditação.

Córdoba (Argentina), Campos dos Goytacazes (RJ), Santiago (Chile), Lisboa (Portugal) são algumas das cidades que aderiram ao movimento e realizarão encontros na mesma data e horário de Araguari.  Exatamente às 10:00, todos os locais vão se conectar por 10 a 20 minutos, ouvindo benefícios da meditação à saúde física e mental, o que é cientificamente comprovado.

A participação é livre e o convite estende-se a todos, sobretudo aos que nunca praticaram meditação, e também para quem já encontrou na meditação a busca por um mundo melhor.

O evento será no Bosque John Kennedy, das 9:00 às 12:00. Solicita-se que os interessados em participar possam vestir uma camiseta branca para melhor identificação.

FOTO:       Secretaria de Saúde