Secretaria de Saúde divulga programação do ”Outubro Rosa”

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Saúde, juntamente com o Centro de Apoio de Atenção Materno Infantil (CEAMI), realizará no mês de Outubro uma programação de ações alusivas ao “Outubro Rosa”, com apoio da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, Secretaria de Esportes, Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, a ONG Semente Esperança e o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC).

Durante todo o mês serão realizadas ações que visam chamar a atenção diretamente para a realidade atual do câncer de mama e a grande importância do diagnóstico precoce.

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos onde, durante o mês de outubro, várias cidades fizeram ações isoladas referentes à prevenção do câncer de mama. Posteriormente, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção à doença. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.  A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo as pessoas em torno da prevenção do câncer de mama.

O Prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) ressaltou a importância do diagnóstico precoce, e convidou as mulheres para que participem ativamente das ações: “As mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e ao sinal de qualquer tipo de alteração. As mulheres precisam se conscientizar em ir além do auto exame: fazerem exames periodicamente,” frisou.

Confira a programação da campanha, que começa a partir do dia 07 de Outubro:

- 07 de Outubro: Caminhada “Outubro Rosa”, na Praça Farid Nader, às 08h.

- 21 e 28 de Outubro: Mutirão de Mamografia e Papanicolau, das 09h às 16 h em todas as Unidades de Saúde.

- 29 de Outubro: Corrida das Guerreiras, com saída em frente ao Ginásio Poliesportivo, às 09 h. As inscrições deverão ser efetuadas do dia 05 de Outubro até o dia 28 de Outubro, na Secretaria de Saúde, que fica localizada na Rua Doutor Afrânio 163, Centro, das 08h às 11h, e das 13h às 17h,  e no local da corrida até às 09h, levando 01 kg de alimento não perecível, exceto sal.

FOTO:       Secretaria Municipal de Saúde