Secretaria de Saúde consegue bater meta do POEPS – Programa Estadual de Promoção da Saúde

Criado em abril de 2016, a Política Estadual de Promoção à Saúde no âmbito do Estado de Minas Gerais – POEPS, temo objetivo de estimular a promoção da saúde, a adoção de práticas sociais e de saúde, a promoção da cultura de paz, e a valorização de saberes populares e tradicionais, além da atuação na formação e educação permanente em saúde, alimentação saudável e sustentável, práticas corporais e atividades físicas.

Assim, o município de Araguari, através da Secretaria de Saúde, aderiu ao programa no ano de 2016, porém nunca havia cumprido a meta para recebimento de recurso. “A promoção da saúde é imprescindível para a qualidade de vida da população, diminuindo assim o número de agravos à saúde. E vamos ainda continuar a implantar as ações para o cumprimento de metas”, destacou o Secretário de Saúde, Dr. João Batista Arantes Silva.

Foram redirecionados os educadores físicos que trabalhavam apenas na saúde mental no Nasf,  para fazer os atendimentos nas Unidades de Saúde, aumentando o raio de atuação destes profissionais. A Secretaria contou também com a convocação de um nutricionista e um fisioterapeuta para dar esse suporte no programa. Até então, quem dava o suporte ao POEPS era o Nasf e dois fisioterapeutas do PHAD. Com essas mudanças, que foram mantidas pelo Subsecretário de Saúde,André Luiz Fernandes, hojeo município conseguiu bater a meta do 2º quadrimestre. Dessa maneira, recursos financeiros poderão vir para o município para implementação dessas ações”, explicou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

Um dos locais que as ações estão implementadas é na UBS do Bairro Amorim, como explica a Coordenadora da UBS Amorim, Adriana Herman. “Atualmente, temos atividade física todos os dias da semana, manhã e tarde, e Pilates à noite, duas vezes na semana, para as gestantes. Dentre as atividades temos ainda grupo de caminhada, zumba, alongamento e exercícios funcionais, além do grupo de educação em saúde uma vez ao mês com a nutricionista, grupo de hiperdia (para hipertensos e diabéticos, com participação de médicos e enfermeiras)e o grupo de puericultura e gestantes, também uma vez ao mês”, destacou a Coordenadora.

Com todas as dificuldades de falta de materiais, transporte para os profissionais se deslocarem de uma unidade para outra, o empenho de todos foi muito importante.Atualmente, o projeto conta com estagiários de educação física que abrangem ainda mais as unidades e os horários de prática de atividade física”, frisou o Subsecretário André Luiz Fernandes.

A Política Estadual de Promoção à Saúde atende também aos servidores da Secretaria de Saúde em horário específico para atender os funcionários, pois a promoção da saúde começa com aqueles responsáveis pela saúde da população. É possível perceber a adesão da comunidade e a satisfação da equipe, sendo valorizada em seu local de trabalho, uma das premissas que estamos mantendo dentro da administração pública de nossa cidade”, finalizou o Prefeito Marcos Coelho.

FOTO:       Secretaria Municipal de Saúde

Legenda: Integrantes do POEPS - Araguari