Secretaria de Saúde

Aconteceu na manhã do dia 04 de janeiro de 2017 uma Reunião na Superintendência Regional de Saúde, em Uberlândia, em que estavam presentes o Prefeito Municipal Marcos Coelho, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. João Batista Arantes da Silva, o Superintendente Dr. Almir Fernando Loureiro Fontes e outros representantes dos Núcleos de Baixa, Média e Grande Complexidade da Superintendência.

O Senhor Prefeito apresentou-se e disse-lhes da importância desta reunião, cujos objetivos devem ir de encontro aos anseios e projetos para a gestão, em cumprimento aos princípios do Ministério da Saúde. Priorizando sempre a Atenção Básica, essa gestão tem a intenção de aumentar o Setor Terciário, pois se pretende colocar Araguari como Centro de Referência em Cirurgias de Alta Complexidade pelo SUS, atendendo ao município e às cidades da Microrregião.

O Superintendente, Dr. Almir, informou que foi realizado um diagnóstico de saúde em Araguari, que deverá ser, em breve, apresentado. Foi comentado também sobre a redução da carga horária dos Agentes Comunitários de Saúde, de 40 para 30 horas (Lei 5.822, de 12 de dezembro de 2016), o que beneficia o servidor; porém tal mudança inviabilizará recursos do Ministério da Saúde. Portanto, o Secretário Municipal, Dr. João Batista, e o Senhor Prefeito, Marcos Coelho, preocupados com o melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, solicitaram que a Superintendência Regional novamente oficialize o município sobre a necessidade de se voltar a carga horária de 40 horas.

Outro ponto evidenciado na reunião foi da obrigatoriedade de prontuário eletrônico em todas as UBSFs, sendo que Araguari é o único município acima de 100.000 habitantes em Minas Gerais que não conseguiu atender a essa exigência até o prazo final, dezembro de 2016.