Secretaria de Políticas Sobre Drogas realiza diversas atividades de prevenção ao uso e abuso de drogas

Quando o tema é drogas a estratégia mais eficaz é a realização da prevenção ao uso e abuso. A maioria das ações de prevenção ao uso de entorpecentes está focada no público adolescente. Entretanto, em função do primeiro contato com as drogas ocorrer em idade escolar e estar cada vez mais precoce, tem-se verificado a tendência de trazer essa discussão para o ambiente escolar o quanto mais cedo.

Essa triste tendência tem sido realidade também em Araguari e comprovada pela Secretaria d políticas Sobre Drogas que recebe, acolhe e encaminha para tratamento muitas crianças e adolescentes. “Infelizmente recebemos muitas famílias desesperadas em busca de ajuda para o tratamento de seus filhos envolvidos com substâncias ilícitas. E é justamente a idade que tem nos assustado. Há um grande número de jovens e adolescentes menores de 15 anos com dependência química. Não temos medido esforços para a recuperação desses adolescentes, no entanto o tratamento mais eficaz ainda é a prevenção.”relatou o secretário da pasta Ailton Oliveira Sousa.

O mês de outubro é conhecido tradicionalmente por ser o “Mês das Crianças” e tem sido também um mês de trabalhos efetivos com esse público. No último dia 03 a turma que participou do Papo Legal, foram os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Berlaar Sagrado Coração de Jesus – COC. Eles receberam informações qualificadas sobre álcool, tabaco e outras drogas. Na oportunidade os estudantes puderam sanar dúvidas, principalmente sobre a maconha, uma droga com um poder totalmente destruidor e que é tratada pela mídia e sociedade como sendo uma droga tranquila e até mesmo benéfica.

As crianças do C.E.M. Ondina Vieira Moutinho também participaram nos dias 05 e 06 de outubro com a prevenção primária do uso de drogas na escola, recebendo um conjunto de ações práticas, de maneira consistente desde a pré-escola até o 5º ano. Os alunos receberam o Papo Legal; assistiram vídeos educativos; pintaram desenhos ilustrativos; realizaram a pintura facial, tornando-se os “heróis da escola”na prevenção às drogas e receberam a visita dos alunos do Mais Educação do C.E.M. Ten. Cel. Vilagram Cabrita com uma apresentação de capoeira.

No sábado dia 07 a Secretaria de Políticas Sobre Drogas apoiou o

Supermercado Mega Tejotão na comemoração do Dia das Crianças. Nesse evento mais de 300 crianças receberam a pintura facial e a prevenção primária ao uso e abuso de drogas.

O bairro Novo Horizonte também recebeu as ações preventivas, que foram realizadas no domingo dia 15 de outubro, em parceria com a Igreja Cristã Ágape. Além das ações de prevenção as crianças ganharam brinquedos arrecadados pelos colaboradores da Secretaria de Políticas Sobre Drogas.

Na quarta-feira, dia 18 de novembro, o Secretário, Ailton Oliveira Sousa participou do Workshop sobre profissões realizado pela ICASU – Instituição Cristã de Assistência Social, unidade Araguari. O evento promovido pela instituição teve como público os alunos do Programa Jovem Aprendiz que realiza a preparação para o primeiro emprego e a inserção no mercado de trabalho.

O Jovem Aprendiz é apoiado pela Lei nº 10.097/2000, de

Aprendizagem. A Lei determina que empresas de qualquer natureza

contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica) cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados.

O programa teve início em Araguari no ano de 2013, em parceria com Prefeitura Municipal de Araguari, tornando-se uma ferramenta na prevenção ao uso e abuso de drogas uma vez que retira os jovens da ociosidade. Mais do que uma obrigação legal, a contratação de jovens aprendizes é uma responsabilidade social e, atualmente, Araguari conta com várias empresas que oferecem esta oportunidade para adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade social.

Na tarde de quinta-feira a participação da Secretaria de Políticas

Sobre Drogas foi na 8ª Semana de Prevenção Interna de Acidentes – Pica Pau Country Club. O tema abordado pelo Departamento de Prevenção foi Álcool, tabaco e outras drogas, palestrado para mais de 60 colaboradores. A adesão maciça dos funcionários foi extremamente importante para conscientização sobre o tema.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) destacou a importância dessas ações para nossa comunidade, “Nosso intuito é prevenir e orientar. A orientação é nosso maior trunfo contra o uso e abuso de drogas. Precisamos repassar orientações a nossa população para que tenham a oportunidade de reflexão em promoção da boa saúde, garantindo que nossos jovens fiquem longe das drogas. “frisou.

FOTO:  Secretaria de Políticas Sobre Drogas