Secretaria de Políticas sobre Drogas previne alunos da E.E. Padre Elói

A semana de 27 a 31 de março foi de ações intensas de prevenção ao uso e abuso de drogas. As atividades foram realizadas pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, que esteve presente na E.E. Padre Elói com o projeto “Caravana Viva Livre”, atendendo 20 turmas do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino.

A “Caravana Viva Livre” é uma iniciativa inovadora da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, em resposta às crescentes demandas sociais envolvendo a problemática das drogas e suas ramificações.

O projeto propõe a reflexão e sensibilização das crianças nas escolas através de informações qualificadas e diálogos interativos, leves e pontuais, bem como, palestras, oficinas lúdico-pedagógicas, atividades esportivas e culturais, realizando dessa forma a prevenção primária ao uso, abuso e dependência química de álcool e outras drogas.

As mais sérias pesquisas sobre a questão mostram um aumento do uso de drogas, mas principalmente, mostram a necessidade do planejamento de ações preventivas adequadas ao grupo que se deseja atingir. Prevenir não é banir a possibilidade do uso de drogas. Prevenir é considerar uma série de fatores para favorecer que o indivíduo tenha condições de fazer escolhas.

O trabalho de prevenção primária tem se revelado a forma mais eficaz de enfrentamento, incentivando o investimento em alternativas recreativas, culturais, artísticas, entre outras, como formas de inclusão social e de melhoria de qualidade de vida e, como consequência, do rendimento escolar.

Na E.E. Padre Elói, com o total apoio da diretora Maria Gizele Cardoso de Melo e de todo quadro de professores e funcionários da escola, a “Caravana Viva Livre” levou aos alunos informação sobre o uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas através do Papo Legal, com o uso de ferramentas como palestras, vídeos, animações e atividades de fixação, além da fusão desse momento com oficinas artísticas, culturais, esportivas e religiosas, com a perspectiva sempre voltada ao conteúdo da temática de prevenção.

A programação da semana foi bem diversificada contando com a parceria do “Grupo de Oração Chaga de Amor”, Secretaria de Esporte e Juventude e da CUFA, que animaram as manhãs e as tardes da garotada.

Na última tarde do projeto, o Secretário da pasta, Ailton Oliveira Souza, visitou a escola, quando fez a entrega simbólica à Diretora Maria Gizele de uma muda de árvore representando o trabalho de prevenção realizado na escola. De acordo com Ailton, “assim como aquela muda de árvore irá crescer, florescer e dar muitos frutos, também acontecerá com o trabalho de prevenção às drogas que foi plantado na escola. Ele crescerá e, em alguns anos, veremos o fruto numa sociedade araguarina mais livre das drogas. ”

FOTOS:                Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas.