Secretaria de Políticas Sobre Drogas finaliza mais um mês com atividades de prevenção ao uso de drogas

Na semana de 20 a 27 de novembro de 2017 a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas realizou para o público adulto palestras de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. As palestras foram realizados na ADM – Logística e Transbordo e na Casa dos Conselhos para os membros do COMAD – Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas.

No COMAD a palestra ocorreu na manhã de quarta-feira, contando com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade araguarina. Na oportunidade foi exposto o trabalho realizado pela pasta e também foram repassados dados sobre os tipos de drogas, classificação das Substâncias Psicoativas (SPA), efeitos no SNC – Sistema Nervoso Central, dependência química, os motivos que levam os jovens a experimentarem, as consequências na sociedade e as formas mais eficazes de prevenção e, ainda, foi ressaltado em um debate a necessidade do envolvimento de toda a sociedade na prevenção ao uso/abuso de drogas principalmente pelos jovens.

A empresa ADM – Logística e Transbordo, situada na Rodovia de Ligação MG- 029, realizou nessa semana a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A empresa escolheu a Secretaria de Políticas Sobre Drogas para abordar o tema Álcool e outras drogas. Duas palestras foram realizadas para os funcionários, sendo uma na tarde da segunda-feira e outra na manhã dessa sexta-feira.

O uso de SPA – Substâncias Psicoativas pelo empregado trás como consequência  prejuízos para o próprio usuário e para as empresas, pois causa lentidão na execução de tarefas, a capacidade motora fica deficiente, a visão turva, há alteração de humor (agressividade ou depressão), alterações cognitivas (aprendizagem, memória, atenção, concentração) e o desempenho intelectual (raciocínio lógico) é afetado. Outro dado preocupante é que 67% das pessoas com algum tipo de transtorno causado por uso/abuso/dependência de SPA(drogas) estão integradas ao mercado de trabalho. Diante de tudo isso fica evidente a necessidade da conscientização dos trabalhadores sobre todos os riscos e malefícios, realizando a prevenção para que não aconteçam acidentes ou, até mesmo, demissões.

“No cenário de crise financeira mundial, onde a taxa de desemprego é recorde, o tema dependência química contribui para o aumento dos índices, preocupando empresários e empregados. No Brasil cerca de 15% dos trabalhadores com carteira assinada apresentam dependência ou problemas com álcool, aumentando em cinco vezes as chances de acidentes de trabalho, o que coloca em risco a vida do próprio funcionário, dos colegas e perdas financeiras para o empregador.” relatou o Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza.

O Prefeito Marcos Coelho de Carvalho enfatizou a importância do trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura através da Secretaria de Políticas Sobre Drogas,” Durante todo o ano estivemos trabalhando para levar mais informações a toda a população afim de prevenir o uso abusivo de drogas. Sabemos que trata-se de um problema mundial que aflige não só o usuário, mas todos a sua volta, principalmente a família. Dessa forma vamos continuar nessa luta, para amenizar os danos causados por essa triste realidade.” frisou.

FOTO: SECRETARIA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS