Secretaria de Meio Ambiente coleta pneus usados e encaminha para reciclagem

Problema comum em muitas cidades, os pneus usados, que inclusive são criatórios do mosquito Aedes aegypti, muitas vezes não têm seu destino correto. Em Araguari, a Prefeitura, por meio das ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente, realiza a coleta de pneus inservíveis.

 

Nesta semana, foi encaminhada para reciclagem uma carga com aproximadamente 17 toneladas de pneus. O material recolhido é proveniente de consumidores, borracharias e das coletas promovidas pela Secretaria de Saúde em dias de mutirão, e também do Eco Ponto.

 

“Aqui em nosso município, o ponto de coleta de pneus inservíveis fica no Eco Ponto, na Estrada para a Ponte Preta, ao lado do Cemitério Parque. A entrega pode ser feita todos os dias da semana. Os pneus são armazenados de maneira correta e posteriormente encaminhados a reciclagem”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior.

 

No processo de coleta, a Reciclanip é a empresa responsável pelo transporte; os pneus são encaminhados para destinação final, sendo uma delas o coprocessamento em fornos de cimenteiras.

           

“Na manhã de hoje, a Reciclanip fez mais uma coleta. Além dos pneus recolhidos em Araguari, a cidade de Cascalho Rico, que também destina seus pneus para o nosso Eco Ponto, trouxe uma carga hoje que, adicionada à de Araguari, resultou em torno de 17 toneladas. Os pneus recolhidos, alocados de maneira correta na carreta, seguiram para a cidade de Uberaba, onde serão utilizados como combustível em uma usina de cimento, uma alternativa de reutilização desses pneus inservíveis”, finalizou o Secretário.

 

 

 

 

 

 

FOTOS: Secretaria de Meio Ambiente