Secretaria de Educação realiza tour para Vereadores

A Secretaria de Educação promoveu na tarde de hoje (30), um tour a alguns CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil e Centro Educacional Municipal com o objetivo de estreitar laços entre o governo municipal e a Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes os Vereadores Warley Maravilha (PMB), Virgínia Alcântara (PTB), Levi Siqueira (PMDB), Wanderley Inácio – Mãe Preta (PRTB), Ana Lúcia Prado (PTB), a Sub-Secretária de Educação, Iara Faria, e o Secretário de Educação, Werley Macedo, que deu as boas vindas a todos e explicou que o objetivo do tour era mostrar aos vereadores a realidade das escolas municipais, fortalecendo também o trabalho em parceria com a Câmara Municipal. “O governo tem, com esse tour, a oportunidade de estreitar a convivência com os Vereadores, que poderão vivenciar e ver, in loco, o que está realmente acontecendo nas escolas municipais de Araguari”.

O trajeto começou pelo CMEI Pe. Nilo II, cuja Coordenadora, Maria Cecília Carrijo Guimarães, se sentiu extremamente feliz com a visita de todos: “Sinto-me gratificada por receber o Secretário de Educação, assessores, equipes das demais Secretarias, e Vereadores, pois isso mostra que eles se importam em conhecer nossa realidade. Entendemos que a visita pretende também, além de conhecer o que está funcionando bem, avaliar o que pode melhorar. Fico muito feliz por saber que eu posso contar com o apoio do governo, do Secretário Werley Macedo, e do nosso Prefeito Marcos Coelho.”

Após a visita às obras do CMEI Pe. Nilo I, cuja inauguração está prevista para o mês de abril, foi visitado onde hoje está o referido Centro Municipal que abriga em torno de 50 crianças de 06 meses a 03 anos. Houve verdadeira interação entre os edis e a criançada de uma turma que acabara de sair do momento de descanso.

Foi também visitada a obra do Proinfância II, próximo ao Campo do Corínthians, que abrigará no futuro o CMEI Lázaro Camargo. Este, visitado logo em seguida, localiza-se no Bairro Santa Terezinha e trouxe recordações e sentimentos de orgulho ao Vereador Mãe Preta, que foi o Prefeito que o construiu e inaugurou em 1990, em plena recessão econômica, com uma inflação acima de 90% , unicamente com recursos próprios. “Sinto-me orgulhoso ao voltar a esta escola e lembrar que contei com o apoio da Associação de moradores do Bairro, que ajudou a construir com mão de obra o CMEI e o Posto de Saúde do bairro, o qual foi feito tudo com recursos públicos”.

A Coordenadora do CMEI Inês Vasconcelos de Paiva Neves, Eunice de Lima Santos, recebeu o grupo visitante e explanou sobre a situação da escola, ao mesmo tempo em que os vereadores visitavam salas e conheceram as instalações, conversavam animadamente com algumas crianças. A Coordenadora, com experiência de 25 anos no ensino municipal, manifestou-se extremamente satisfeita com a visita: “Essa visita é muito válida. Eu tenho 25 anos na área e nunca vivi um momento como esse, que conto com a presença de vereadores e do governo municipal, juntos, mostrando que a gente tem todo o apoio necessário ao que precisarmos.”

A Vereadora Virgínia de Alcântara, educadora experiente inclusive na Educação Infantil, definiu o momento como uma experiência e oportunidade únicas, tanto para os vereadores quanto para a comunidade. “É uma oportunidade única porque, com as portas abertas, temos a visão do profissional que está lidando diariamente, na rotina, que sabe realmente as necessidades que aquelas crianças precisam. Além disso, podemos ouvir as Coordenadoras, as professoras e as crianças, e sentir essas crianças.Acredito que assim saímos daqui com um direcionamento de requerimentos e proposições para oferecer melhores condições para essas crianças crescerem e frutificarem. Sabemos que a primeira e a segunda infância, de 0 a 5 anos, são momentos de despertar da criatividade e dos sentimentos que vão permear a vida da criança pra sempre. E desses momentos marcantes, nós podemos contribuir para que sejam os melhores”, finalizou.

O C.E.M. Maria de Fátima O. Morais, ao ser visitado, se encontrava no momento de recreio, o que favoreceu conversar com a aluna Bárbara Cristina Fernandes, do 3º ano, que disse gostar muito da escola, e que a Diretora Débora Cristina Marques Andrade preza muito pelo respeito às pessoas, dando o exemplo. Disse Bárbara: “Ela gosta de todo mundo, e nós também temos que gostar de todo mundo”.

O Vereador Levi Siqueira, sensibilizado e satisfeito com a visita, disse que foi muito importante o momento de convivência com as crianças e as educadoras municipais. “Foi extremamente relevante a visita aos CMEIs e CEM pois, além da oportunidade de termos conversado com professoras, coordenadoras e alunos, pudemos ver e conhecer a realidade que cada instituição de ensino enfrenta, quais são suas maiores necessidades, e o que nós, enquanto representantes do povo, podemos oferecer.”