Secretaria de Educação promove a ‘VII Jornada da Educação Inclusiva’

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Educação, com o apoio do NAI – Núcleo de Apoio à Inclusão, promoveu no dia de hoje, 04, no Opera Hall, a VII Jornada Inclusiva, com o objetivo de promover ações que contribuam para o desenvolvimento das Políticas de Educação Inclusiva, que se fundamentam no princípio de atenção à diversidade, e na educação de qualidade para todos, centrados no respeito e na valorização das diferenças.

Participaram do evento o Prefeito Marcos Coelho (PMDB), o vice-prefeito Clayton Fernandes (PSB), o Vereador Welington das Botinas (PMN), palestrantes, educadores e profissionais da Rede Municipal de Ensino de Araguari e região.

A palestrante Adriana Bueno discorreu sobre “A escola inclusiva: Políticas Públicas na Organização Curricular e Educacional para um aprender eficiente”, e Leila Navarro, renomada palestrante nacional, palestrou sobre “O Professor e o Desafio de Fazer Acontecer a Inclusão”, marcando a tarde com sua inovadora performance.

O ponto alto da Jornada Inclusiva certamente foi a apresentação da escritora, corredora, geógrafa e mãe Karolina Cordeiro, cujo filho, Pedro Cordeiro, é portador de uma síndrome raríssima, que o deixou tetraplégico. Pedro tem 10 anos, e é aluno da Escola Municipal Prof. Domingos Pimentel de Ulhôa, em Uberlândia, onde cursa o 5º ano.

Karolina brindou a todos os presentes com a história de superação com Pedro, sendo um exemplo vivo de motivação com foco na pessoa com necessidades especiais.

Que não vejamos o aluno especial como um peso ou um grande desafio. A sugestão é fazer silêncio, ir na vibração dele, abaixar na energia dele, e se deixar levar”, comentou Karol, que escreveu o livro “Pedroca – o menino que sabia voar”, uma ferramenta que auxilia o trabalho junto aos coleguinhas de alunos que possuem alguma deficiência física ou intelectual, orientando o professor a trabalhar essa amorosidade quando essa criança chega na sala de aula.

Todos nós temos uma missão, e os problemas dos outros não são maiores. O meu desafio com o Pedro de estar e se sentir presente no mundo é o desafio de todos nós”, finalizou Karol Cordeiro.

A Jornada foi uma excelente oportunidade para se refletir sobre a necessidade de se ter um olhar diferenciado para os alunos que possuem alguma deficiência, de forma que possam conviver na sociedade de uma forma plena, harmoniosa, feliz.

O Prefeito Marcos Coelho valorizou sobremaneira todo o trabalho edificado pelos educadores da Rede Municipal de Ensino, que faz com que Araguari se destaque na área, saindo à frente de outros municípios com eventos dessa importância e relevância.

É justamente com vocês que a gente faz a diferença – com os educadores. Pois, com o trabalho de vocês, essas crianças vão integrar a sociedade, e não vai haver nenhum preconceito porque são pessoas especiais. Nós sabemos e vamos fazer que elas realmente sejam especiais”, salientou Marcos Coelho.

Para Vera Lúcia Viana, Diretora do NAI, a proposta de conscientizar os educadores sobre a importância da inclusão nas escolas possibilita a formação e a reflexão das práticas pedagógicas, estratégias e posturas dos profissionais da educação nessa área, tão necessária para atender às crescentes demandas no nosso município.

A quantidade de crianças que necessitam desse tipo de atendimento especializado tem crescido significativamente em Araguari, sobretudo na faixa etária de 4-5 anos. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Araguari possui 180 crianças com deficiências nas escolas do município”, relatou a psicopedagoga.

O Secretário de Educação, Werley Macedo, comentou sobre o valor desse evento que congrega todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino, sendo essa oportunidade de falar sobre Educação Inclusiva, que trata as crianças com necessidades especiais dentro da sala de aula como outra criança, essencial:

A ideia é que elas sejam incluídas e que as pessoas entendam que a inclusão deve acontecer em todos os locais: no coletivo, no comércio, na igreja, na escola. A criança não deve ser tratada de forma diferente por ter alguma necessidade especial”, ressaltou Werley Macedo. “Não conseguimos viver nem sobreviver se não nos sentimos incluídos. Precisamos perceber que a nossa sobrevivência faz parte de uma tentativa de estarmos, a todo momento, incluindo”, concluiu o Secretário.

FOTOS:              ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete