Secretaria de Educação investe em ações para tornar as escolas autossustentáveis

Quando o assunto é trabalhar meio ambiente e fazer da escola um espaço sustentável, é comum achar que isso implica em reformas na estrutura física do prédio e altos investimentos. Não é bem assim. O fundamental é permitir que os alunos incorporem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais.

"As crianças precisam iniciar esse processo desde cedo. Não basta falar e ensinar apenas com livros", destacou o Secretário Municipal de Educação de Araguari, Werley Macedo. Também não adianta fazer um projeto de combate ao desperdício da água e deixar torneiras vazando e mangueiras abertas no jardim da escola.

Sabe-se que, em pequena escala, tais procedimentos não revertem os danos causados ao meio ambiente, porém têm grande impacto na rotina escolar. "Temos consciência de que as iniciativas da escola são fundamentais para promover a conscientização dos alunos, que são os futuros adultos que tomarão conta do planeta", afirmou Werley Macedo.

Foi por causa dessa mobilização que foi realizada uma visita no C.E.M. Neusa Rodrigues Teixeira, e no C.E.M. Ten. Cel. Vilagran Cabrita, para acompanhar o projeto ambiental que prioriza uma escola autossustentável mais humana e mais florida.

A questão ambiental é um assunto cada vez mais em pauta na sociedade e ela pode estar integrada às práticas cotidianas de uma escola. “Esse”, segundo Iara Faria, Sub-Secretária de Educação, “é o jeito mais eficaz de transmitir o aprendizado necessário sobre meio ambiente e sustentabilidade, levando aos alunos as práticas que podem transformar a escola em autossustentável”.

A visita contou também com a presença da Coordenadora do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, Sílvia Helena, que viabilizou o plantio de algumas mudas da planta Impatiens walleriana, uma espécie nativa do leste da África, na região do Quênia e de Moçambique.

A Impatiens walleriana, também conhecida como Maria-Sem-Vergonha, é uma planta herbácea perene que cresce de 15 a 60 centímetros de altura, com grandes folhas lanceoladas de 3 a 12 cm de comprimento e 2 a 5 cm de largura. As folhas são alternadas na maior parte, embora possam ser opostas perto do topo da planta. As flores possuem cinco pétalas que apresentam flores de cores variadas, geralmente vermelhas, salmão, róseas, roxas ou brancas, obtidas durante todo o ano.

FOTOS: Secretaria Municipal de Educação