Secretaria de Educação abre espaço para demonstração de produtos

As diretrizes da alimentação escolar, de acordo com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), “orienta para o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica”.

Assim sendo, o Departamento de Assistência ao Educando (DAE), da Secretaria de Educação de Araguari, está sempre buscando conhecer alimentos produzidos no município, que possam agregar à alimentação dos alunos da rede municipal.

Com o objetivo de se fazer demonstração de produtos, os empresários Érico e Edson Trebeschi, da Trebeschi Tomates, apresentaram o tomate sweetgrapee o sweet milho, produtos com reconhecimento nacional, inclusive premiações da RAMA – Programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos, da ABRAS Brasil – Associação Brasileira de Supermercados – por reconhecerem a necessidade do cuidado e atenção com a origem dos produtos no que se refere às contaminações, como por exemplo no hortifrutigranjeiros, por resíduos de agrotóxicos.

A pedagoga e Diretora do Departamento de Assistência ao Educando, DAE, Waldeni Maria de Assis, preocupada em oferecer um cardápio variado aos 7.500 alunos da rede municipal, sente-se entusiasma em conhecer alimentos que ofereçam segurança alimentar e qualidade, como é o caso dos produtos Trebeschi: “oferecemos três cardápios diferentes, criteriosamente analisados, e que atendam às diferentes faixas etárias. Por isso, a inclusão de alimentos de produtos in natura favorecem uma alimentação saudável, além de podermos prestigiar outros produtos de nosso município”, ressaltou.

O Secretário de Educação, Werley Macedo, falou da importância de se conhecer outros produtos de Araguari: “o tomate sweetgrape e o sweet milho poderão agregar na alimentação de nossos alunos”, comentou.

O Prefeito Marcos Coelho, grande incentivador do desenvolvimento da economia, falou da importância de “se dar preferência aos produtos de qualidade, como é o caso dos empresários araguarinos, a quem conhecemos desde o seu início; sabemos de sua dedicação, e acompanhamos sua trajetória empresarial. Sentimo-nos orgulhososdessa empresa de reconhecimento nacional”.

ALIMENTOS TREBESCHI

O sweet milho, doce, saboroso e prático, apresenta espigas selecionadas, higienizadas e pré-cozidas, sem adição de conservantes ou qualquer outro aditivo químico.

O tomate sweetgrape, tomate especial, tipo uva, é produzido com tecnologia japonesa através do cruzamento de plantas, e tem sabor adocicado, diferente dos tomates comuns. É saudável e possui alto teor de antioxidante, sendo produzido em cultivo protegido.

Por meio de uma parceria de exclusividade com Maurício de Souza, a Trebeschi oferece os Minitomates Turma da Mônica há oito anos, após longo tempo de pesquisas e análises.

A Trebeschi recebeu o prêmio por rastreamento de produtos em 2016, o 1º Prêmio Rama, sendo o destaque de Produtor/Distribuidor.

Fotos: ASCOM – Secretaria de Gabinete