Secretaria de Ação Social participa dos cursos CAPACITA SUAS

Entre os dias 07 e 11 de agosto, a Secretária do Trabalho e Ação Social – Eunice Maria Mendes, juntamente com o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social - Adriano Marra Rosa, a Secretária Executiva da Casa dos Conselhos – Maria José Sousa, Profissionais da Assistência Social e os Conselheiros participaram em Uberlândia dos cursos do Programa CAPACITA SUAS, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE).

O curso teve como objetivo orientações e reflexões sobre o exercício do controle social do SUAS, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI), Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Na ocasião, foi realizada a orientação da utilização dos recursos do Piso Mineiro de Assistência Social detalhando conceitos, repasses, sugestões de planejamento para utilização, prestação de contas e reprogramação de recursos.

Na oportunidade, conceitos basilares do orçamento público brasileiro, incluindo o planejamento e o ciclo orçamentário, o papel e o funcionamento do Fundo Municipal de Assistência Social, foram abordados com o intuito de instrumentalizar o gestor sobre alguns dos principais instrumentos de gestão orçamentária e financeira necessários para o planejamento e a execução dos recursos alocados no Fundo Municipal de Assistência Social.

O curso promoveu o aprimoramento da oferta de proteção social para a população mineira e araguarina. “A nossa participação aconteceu com grande expectativa a fim de melhorar a qualidade dos serviços de assistência social em Araguari. Acreditamos que recursos humanos capacitados e bem informados (peça fundamental do nosso sistema) irão gerar significativas melhorias no que o município oferece hoje ao cidadão. Assim, teremos uma população mais cuidada e protegida, ” destacou Eunice Mendes.

CAPACITA SUAS

O Capacita Suas é um programa do Governo Federal, instituído por meio da Resolução n. º 8/2012 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e abrange ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, que devem impactar na carreira do trabalhador do SUAS, além de potencializar e dar visibilidade à novas práticas profissionais
O Prefeito Municipal ressaltou a importância da participação da Secretaria de Ação Social no curso: “É muito importante essa capacitação, pois ela garante a formação permanente e qualificada para os profissionais dos serviços sócios assistenciais, ”destacou Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).