SAE promove palestra sobre transformação de esgoto em água para reuso

O Consultor da Codemig e Engenheiro Civil e Sanitarista Aníbal Oliveira Freire estará em Araguari amanhã, 29 de março, quando irá proferir palestra com o tema “TRANSFORMAÇÃO DE ESGOTO EM ÁGUA PARA REUSO”. O evento encerra a Semana Mundial da Água que, em 2017, abordou o tema “Terra, o planeta da água – todos contra a crise hídrica”, que aconteceu com a parceria da Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação – Programa de Educação Ambiental Gira Sol, SAE – Superintendência de Água e Esgoto, e Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da Curadoria de Defesa do Meio Ambiente.

Além destes, a Semana da Água contou com o apoio dos parceiros: 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, 3ª Cia. do Corpo de Bombeiros Militar, 53º Batalhão de Polícia Militar, 2º Batalhão Ferroviário, EBBA, Ouvidoria Municipal, Secretaria de Esportes e Juventude, FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Secretaria de Gabinete, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Instituições de Ensino e Imprensa.

O tratamento e reuso do esgoto para fins potáveis já é uma realidade em alguns países e, embora ainda haja uma resistência da população brasileira e dos tomadores de decisão, o assunto é transformar o esgoto em água reutilizável. A solução para a crise hídrica que se alastra por várias cidades do Brasil pode estar dentro dos tubos de esgoto e pode ser a água que vai matar a sede da população em um futuro próximo.

Visto como uma alternativa inteligente para o problema da escassez, o reuso da água de esgoto é defendido por pesquisadores e estudiosos no tema. Pesquisadores da ONU revelaram que daqui 10 anos, 48 países não terão água suficiente para as populações. A Agência Nacional de Águas (ANA) também já teme a situação, e sinaliza que 40% da água do mundo pode sumir até 2030.

Em razão da necessidade de tratamento de esgoto doméstico e o reuso de água tratada, o palestrante irá contextualizar o reuso da água no mundo inteiro, no Brasil e em Minas, tanto no uso agrícola ou industrial, enfatizando que Araguari terá a primeira Estação de Tratamento de Esgoto no estado de Minas Gerais que vai produzir água em reuso.

Para o Superintendente da SAE, André Fabiano dos Reis, é imprescindível que a comunidade participe da palestra: “A melhoria das condições e do acesso ao saneamento básico pode trazer inúmeros benefícios. E o fato de que Araguari terá uma Estação de Tratamento de Esgoto que produzirá água em reuso, sendo a primeira em Minas, muito nos alegra. Por isso, estamos muito empenhados e seguiremos todos os trâmites pertinentes para que, num futuro próximo, possamos ter maior qualidade de vida, reduzindo o consumo de água e os gastos com saúde”.