SAE explica sobre os novos valores das contas de água

A Superintendência de Água e Esgoto de Araguari – SAE, através do seu Superintendente André Reis, após vários questionamentos sobre os valores expedidos nas contas de água deste mês, informa que a alteração se deve pela modernização do sistema de cobrança utilizado pela autarquia.

A SAE utilizava um sistema há mais de 20 anos para a expedição das contas de água. Este sistema, além de se encontrar obsoleto, exigia muita intervenção manual para o seu perfeito funcionamento. E é muito alto o seu custo para adequação às leis de transparência e aos serviços necessários, como 2º via pela internet”, destacou o Superintendente.

Assim que a nova administração tomou posse em Araguari, sua equipe de Gestão Estratégica, Planejamento e Riscos identificou a necessidade imediata da modernização tecnológica do faturamento da SAE para a entrega de um serviço de melhor qualidade à população, de menor risco ao orçamento público e com maior transparência.

A nova administração identificou a publicação de um processo de licitação, realizado na administração anterior, para contratação de um novo sistema, moderno para o faturamento. Visando agilizar o processo de contratação foi dada continuada no processo licitatório já em curso, o que resultou na contratação da empresa Horus Soluções Integradas.

Mesmo com toda priorização e agilidade aplicadas para implantar essa modernização, alguns percalços impediram de fazer uma migração tranquila, como o fato do servidor de banco de dados, que rodava o sistema antigo, apresentar problemas de disco uma semana antes da data agendada para a migração.

A junção de dados inconsistentes do sistema antigo com a migração prematura dos dados gerou alguns problemas que estão sendo devidamente identificados e sanados. Cadastros de proprietários com CPF trocados, e médias de consumo inconsistentes são alguns dos problemas já identificados.

Segundo as informações da SAE, o novo sistema da Horus Soluções Integradas, além de ser altamente seguro, o que garantirá uma maior consistência das informações ao consumidor, possui elevado nível de automação, diminuindo consideravelmente a possibilidade de falha humana.

Estamos implantando um novo sistema que garantirá uma maior segurança tanto para os consumidores quanto para a SAE. O que aconteceu neste mês, em relação à discrepância em algumas contas de alguns consumidores, foi que o novo sistema, no início, precisa utilizar os dados advindos do sistema anterior (obsoleto) e algumas informações estavam discrepantes”, explicou André Reis.

Para Jair Heitor, diretor da empresa Horus Soluções Integradas, a cidade de Araguari possui uma das menores tarifas de água do Brasil, oferecendo aos araguarinos uma água de muito boa qualidade e a baixo custo.

Pedimos aos consumidores que só procurem a SAE caso haja uma diferença significativa no valor da fatura. Devido ao problema no servidor de banco de dados, as contas de agosto/2017 foram calculadas com base nas médias. Como toda média não reflete o consumo exato, haverá saldos e créditos que serão ajustados nas próximas contas. Asseguramos que, a partir do próximo mês, os valores cobrados estarão de acordo com o consumo real, pois tanto a leitura anterior como a atual serão feitas na nova sistemática”, frisou André Reis.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) destacou que o transtorno foi temporário e que a administração pública está trabalhando para que todo o processo de cobranças de encargos para os munícipes aconteça de maneira lícita e justa.

Estamos modernizando a administração municipal para que a gestão seja cada vez mais eficiente, e para que nenhum araguarino seja lesado ou beneficiado de forma injusta ao pagar seus encargos e impostos. Temos a obrigação de trabalhar e agir honestamente com a população. O diferencial nas contas da SAE será normalizado já no próximo mês”, reforçou o Prefeito Marcos Coelho.

FOTO:                ASCOM – Secretaria de Gabinete