REPRESENTANTES DA PENERGETIC DE 13 PAÍSES VISITAM ARAGUARI

Na manhã desta terça-feira, 31, a ACA – Associação dos Cafeicultores de Araguari, recebeu em seu Campo Experimental Izidoro Bronzi a visita de 21 representantes da Penergetic, advindos de 13 países da Europa, Ásia, América Central e América do Sul. Estavam presentes o Prefeito Municipal, Marcos Coelho, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo, o Secretário de Agricultura, Jaime Battagline, o Secretário de Trânsito, Luiz Antônio Lopes, o Presidente da ACA, Cláudio Morales, Dr. André Fernandes, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, imprensa e cafeicultores locais.

Para o Presidente da Penergetic, Robert Wilhelm, “não foi fácil no começo, mas tivemos coragem para testar novas tecnologias que, hoje, são referência em todo o mundo”. Com muito orgulho, o Presidente suíço mencionou ter orgulho do número de Instituições e Associações parceiras, que têm apresentado resultados fantásticos, ajudando a abrir mercados. “É uma nova forma de pensar e ver as coisas”, completou.

O representante Leslie Dwyer, da Irlanda, pela primeira vez no Brasil, disse da sua satisfação em conhecer o Campo Experimental Izidoro Bronzi, falando da oportunidade de aprendizagem ao poder ver o que está sendo realizado internacionalmente. Leslie Dwyer planeja retornar ao Brasil num período de 2-3 anos para ver como os experimentos hoje visitados estarão, além de poder participar da Fenicafé, evento promovido pela ACA.

A programação contou com a visita ao Campo, seguido de uma palestra do Dr. André Luís T. Fernandes. Ao final do dia, a delegação, presente no Brasil desde domingo, partiu rumo a Brasília e outras partes do país, onde visitará outras culturas até o término da viagem, sexta-feira.

CAMPO EXPERIMENTAL IZIDORO BRONZI

Localizado em uma área arrendada de 5 hectares pela ACA, o início de suas atividades se deu em 2009, cujo objetivo é de fomentar pesquisas nas diversas áreas da cafeicultura, com ênfase nos trabalhos de irrigação, tratos nutricionais, tratos fitossanitários e culturais, além do melhoramento genético e qualidade do café. Desenvolvido em parceria com a Fundação Procafé, Ministério da Agricultura, Universidade de Uberaba e Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, abriga 30 trabalhos experimentais envolvendo pesquisas técnicas de irrigação, nutrição, podas, fisiologia, vegetal, variedade, defensivos agrícolas, testar produtos, dentre outros.

PENERGETIC

Empresa multinacional, a Penergetic está presente em mais de 30 países em todo o mundo, inclusive no Brasil, cuja sede é em Uberaba-MG. Seus produtos, fabricados na Suíca, atendem quatro necessidades básicas – solo, planta, animais e compostagem.

Vislumbrando uma agricultura sustentável e inovadora, a tecnologia Penergetic contribui com a melhora de qualidade de vida dos microrganismos do solo, o que tem acarretado um crescimento intensivo pelos resultados obtidos em vários experimentos em Campos espalhados pelo Brasil, inclusive o de Araguari, que acontece há oito anos, sendo o mais longevo de café do mundo.

A tecnologia de bioativação possibilita, como resultado, o aumento de produção, agredindo menos o solo, o ambiente, e por consequência, o produtor. Estudos realizados em lavouras de café comprovaram que a aplicação do Penergetic nas lavouras tem propiciado uma redução de insumos, concorrendo para uma agricultura mais balanceada, com maiores benefícios e ganhos aos produtores e meio ambiente.

FOTOS: ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete