PTTS é iniciado no Bela Suíça III

A Secretaria do Trabalho e Ação Social deu início à primeira etapa do Trabalho Técnico Social (PTTS) no Bela Suíça III, um projeto social em habitação considerado instrumento essencial na intervenção realizada com as famílias beneficiadas pelos programas e políticas habitacionais. A iniciativa visa desenvolver ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiadas, promovendo cursos profissionalizantes aos interessados por meio deste Projeto. Com objetivo de incentivar a população beneficiária na participaçãodos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços, o Projeto também visa desenvolver e organizar representações comunitárias atuantes que busquem a melhoria do bairro nos aspectos urbanísticos, socioeconômicos, cultural e ambiental.

Após a fase de mapeamento, serão oferecidas ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva através de atividades informativas e educativas que promovam a inclusão social e produtiva, tendo em vista garantir o pertencimento familiar e comunitário do Residencial, bem como a geração de renda e, consequentemente, a sustentabilidade do projeto. Além disso, irão também estimular a participação popular ativa, fortalecer os segmentos sociais e seus processos de organização e decisão através de ações como oficinas, cursos de capacitação, palestras, dinâmicas, reuniões e outras ações que forem necessárias.

Os projetos sociais não são ações espontâneas, mas sim planejadas; são articulados à política pública com a mesma lógica do programa em termos de amplitude. Podem ser compreendidos como instrumentos de incentivo à participação social, possibilitando que o indivíduo seja protagonista na solução de seus problemas.

Para desenvolvimento do trabalho social, é indispensável elaborar um projeto por meio de estudo da realidade local. Primeiramente, os dados devem ser organizados e a análise inicial deve ser feita de forma quantitativa. Nesta análise, serão descritos o número de beneficiados diretos e indiretos, gênero, faixa etária, renda e escolaridade. Em um segundo momento, espera-se uma análise qualitativa, que mede mudanças de caráter subjetivo, tais como autoestima, expectativas quanto ao futuro, autonomia, inclusão, entre outros.

Neste sentido, a equipe técnica já iniciou o trabalho de diagnóstico dos moradores do Residencial, onde 762 famílias serão beneficiadas com ações de EMPREENDEDORISMO (Geração de Trabalho e Renda e Capacitação Profissional),que propiciarão formação e qualificação profissional, inclusão produtiva e geração de renda aos moradores conforme a demanda do mercado, os interesses dos profissionais, as habilidades e o perfil vocacional que forem se destacando no processo de formação e qualificação; e EDUCAÇÃO (Sanitária, Ambiental, Patrimonial, Planejamento e Gestão Orçamento Familiar).

Essas ações devem, então, mobilizar a população para o desenvolvimento de um novo padrão de relacionamento com o meio ambiente, com suas próprias potencialidades e com a comunidade em si, visando à tolerância, a convivência e o respeito à diversidade humana.

A Secretária Eunice Maria Mendes destaca a importância do Trabalho Técnico Social,”uma vez que a implementação de políticas sociais deve ter como elementos a participação comunitária, pois não seria possível falar em cidadania sem promover a participação popular, políticas públicas eficazes desenvolvidas a partir do reconhecimento das necessidades básicas da comunidade, sendo o município o espaço de discussão privilegiado dos interesses de seus habitantes. É de fundamental importância o desenvolvimento de ações que venham consolidar tanto as representações comunitárias quanto a capacitação e mobilização social”, destacou Eunice.

 

                               Segundo o Prefeito Marcos Coelho (PMDB), “promover esse serviço técnico-social é de extrema importância para o município de Araguari, pois dessa forma iremos proporcionar uma qualificação profissional para seus moradores, garantindo assim emprego e renda a essas famílias e, por conseguinte, uma melhor qualidade de vida a todos”.

 

FOTO:       Secretaria de Trabalho e Ação Social