PROJETO DIA DE CÉU PROMOVE DIA MOMENTOS DE ALEGRIA E LAZER

Muita alegria, diversão, esporte e lazer marcaram a manhã deste domingo (19) para centenas de crianças do bairro Monte Moriá e adjacentes. O ato de entretenimento, proporcionado pela Prefeitura de Araguari, por meio do projeto Dia de Céu foi realizado na praça do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU).

As ações lúdicas nas áreas esportiva, recreativa, de lazer e de assistência social, compreendendo serviços de saúde e orientação, tiveram a coordenação das secretarias de Esporte, Trabalho e Ação Social, Políticas Sobre Drogas e FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura.

Presente logo nos primeiros momentos do evento, o prefeito Marcos Coelho acompanhou de perto as atividades e deu o ponta pé inicial ao campeonato de futebol.

“Evento como o Dia de Céu tem grande importância, pois trazemos alguns setores da Prefeitura para junto da população, oferecendo serviços básicos tanto social quanto cuidados com a saúde, promovemos a integração da população com o funcionalismo público, desenvolvemos atividades esportivas e fomentamos ações culturais, sem contar no sorriso das crianças com um dia cheio de atividades e brincadeiras”, destacou Marcos Coelho.

Ao agradecer os parceiros envolvidos, entre os quais as Secretarias Municipais, a associação do bairro e os moradores, Marcos Coelho destacou que o projeto visa aproveitar os espaços públicos, trazendo ações voltadas para a saúde, cultura e bem como levar ação social aos bairros, promovendo interação entre a comunidade.

“É uma maneira da comunidade aproveitar os espaços públicos. Os moradores precisam tomar as praças para o lazer”, afirmou Marcos Coelho, ao ressaltar o total apoio da comunidade ao projeto. Uma grande quantidade de pessoas participaram das atividades, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos.

Esta foi a primeira edição do Projeto em 2017. “Muitos moradores já nos solicitaram o Dia de Céu. Há uma grande procura e nós vamos fazer uma seleção”, disse Jean Laverdi, presidente da FAEC, que foi a idealizadora do projeto.

Devidamente acompanhada dos pais, as crianças puderam se divertir em muitas opções de brincadeiras, campeonato de futebol, campeonato de pipa, pula pula, pintura de rosto, contação de histórias, entre outros. O conhecimento também não ficou de fora. Ficaram disponíveis às crianças oficinas de artesanato. Na parte de prestação de serviços, bancas foram montadas para a aferição de pressão, corte de cabelo, teste de glicemia, expedição de documentos de identidade, etc.

O morador Rafael França de 28 anos, universitário, que há três anos reside no bairro, achou louvável as ações. “É um incentivo para o bairro, pois a animação acaba contagiando a todos. A iniciativa é salutar também porque tem seu lado social, uma vez que acaba desviando esses meninos do foco da marginalidade. A criança de hoje é o adulto de amanhã e temos essa responsabilidade de não deixar que eles optem pelo lado ruim”, avaliou França.

Com apenas 8 anos, o garoto Eric Luiz era só empolgação depois de ter brincado no pula-pula e, logo depois, participado do campeonato de pipa. “Foi uma boa, gostei do pula pula. Tinha tempo que eu não soltava pipa e brinquei”, disse.

FOTOS: ASCOM PREFEITURA DE ARAGUARI