Projeto “A importância da Alimentação na Reabilitação dos Dependentes Químicos” foi apresentado pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas

A Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas reuniu na tarde do último dia 26, na sede da própria secretaria, os vereadores Ana Lúcia Rodrigues Prado (PTB), Levi Siqueira (PMDB), Rejane de Fátima Carvalho Inácio representando o vereador Mãe Preta (PRTB), os coordenadores das Comunidades Terapêuticas de Araguari e da Associação Casa de Davi para apresentação de um projeto de nutrição alimentar que será desenvolvido nessas instituições.

O Secretário Ailton Oliveira Souza, assessorado pela nutricionista Anaessa Pereira Mori, explanou aos participantes que o objetivo do projeto é identificar o estado nutricional dos internos para prevenir e tratar doenças relacionadas à má alimentação e compulsão alimentar.

A dependência química afeta a saúde mental, espiritual e física de um ser humano. Obviamente, o consumo destas substâncias desfavorece o equilíbrio natural de cada indivíduo, alguns de forma mais acentuada que outros.

Reabilitação deve ter como parte do contexto a boa alimentação. Com o consumo de drogas e álcool, a má alimentação, ou aquelas exageradas, devem ser contidas. Crises de abstinência, mesmo que tardias, podem ser detectadas através do desequilíbrio que possa haver em caso de depressão e ansiedade.

A dependência de drogas está associada a mudanças nos hábitos alimentares, dificultando o metabolismo de nutrientes específicos. A má alimentação pode deteriorar a saúde das pessoas, comprometendo o funcionamento de órgãos como o coração, fígado e os rins, por exemplo.

De acordo com Anaessa, “a alimentação nesse projeto é vista e encarada não somente pela satisfação de comer e preencher uma necessidade, mas de priorizar também a qualidade e a quantidade do que é consumido, favorecendo assim uma reeducação alimentar e a prevenção de doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial, lúpus, esteatose hepática e compulsão alimentar. ”

As visitas nutricionais às Comunidades Terapêuticas e à Associação Casa de Davi serão feitas semanalmente na fase de implantação do projeto e, posteriormente, uma vez por mês, com o objetivo de acompanhar os resultados e prestar a assessoria necessária.

Aproveitando a oportunidade, o Secretário Ailton comunicou aos presentes que as parcelas que a Prefeitura Municipal repassa às Comunidades Terapêuticas em forma de subvenção estão todas pagas e em dia. Ressaltou ainda o apoio que o Prefeito Marcos Coelho vem dando à Secretaria e às Comunidades, tanto na parte da prevenção como na do cuidado e tratamento do dependente químico. “Sabemos que pagar as contas em dia é obrigação de qualquer gestor. Mas não podemos desconsiderar a grave crise política e financeira pela qual passa o país e que afeta todos os municípios. Nesse cenário, também não podemos deixar de parabenizar o Senhor Prefeito Marcos Coelho que, em pouco tempo, tem colocado a casa em ordem, cumprido com seus compromissos financeiros e valorizado a questão social quando prioriza as Comunidades Terapêuticas e apoia os projetos de prevenção desenvolvidos pela Secretaria."

FOTO:       Secretaria de Políticas Sobre Drogas