“Programa Novo Mais Educação” realiza 1ª Mostra de trabalhos

Com o objetivo principal de melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no Ensino Fundamental, o “Programa Novo Mais Educação” é desenvolvido pela Secretaria de Educação, em parceria com o Governo Federal. E, na tarde de hoje, 5, no auditório da OAB, aconteceu a 1ª Mostra dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes que fazem parte do Programa.

Estavam presentes os Vereadores Wesley Lucas (PPS), Levi Siqueira (PMDB) e Carlos Machado (PSL); o Secretário de Educação, Werley Ferreira de Macedo; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo; o Secretário de Governo, Rafael Scalia Guedes; a Assessora Especial da Educação, Iara Farias; o Presidente da OAB – Subseção Araguari, Dalto Humberto Rodrigues; articuladores, moderadores, recreadores e facilitadores do Programa; educadores, pais, e alunos dos Centros Educacionais Municipais Neusa Rodrigues Teixeira, Prof. Hermenegildo Marques Veloso, Papa João XXIII, Ondina Moutinho Vieira, CAIC Dr. Arcino Santos Laureano, e Ten. Cel. Vilagran Cabrita, onde o Programa é desenvolvido.

Dentre os objetivos do Programa Novo Mais Educação, está o retorno do aluno à escola em seu contraturno, quando pode ter um acompanhamento pedagógico, como também realizar atividades de escolha da escola, como capoeira, canto, dança, etc. A Coordenadora do Programa, Maria Vitória Araújo, comentou sobre a importância desse momento: “Há seis anos, Araguari participa do Programa Novo Mais Educação. Esse ano, em seu sétimo ano, acontece a 1ª Mostra, pois são muitos os trabalhos produzidos pelos 420 alunos, das seis escolas municipais urbanas, que dele fazem parte,” ressaltou.

Enaltecendo a presença dos pais, que foram prestigiar seus filhos nas apresentações artístico-culturais, o Vereador Levi Siqueira avaliou como muito positiva a diversidade da Mostra de trabalhos. “É importante que o município possa proporcionar às crianças que tenham uma extensão do turno, podendo, além da educação e do reforço escolar, ter a oportunidade de aprender questões culturais. Que possamos aumentar o número de escolas, para que mais crianças e jovens possam ter acesso a esse importante Programa,” sugeriu o Líder do governo.

O Vereador Wesley Lucas, que representava o Presidente da Câmara dos Vereadores de Araguari, acentuou a qualidade do ensino das escolas municipais: “Graças ao trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino, elas, hoje, estão sendo requisitadas pela sociedade araguarina. Se nós queremos uma sociedade melhor, valorizemos a educação, por onde tudo passa,” finalizou o edil.

“Não há desenvolvimento se não houver um bom trabalho na educação,” concluiu o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ao apontar as diversas ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal. Júberson dos Santos Melo ainda atribuiu o sucesso do evento ao trabalho de todos os envolvidos, tantos educadores, alunos quanto os pais, presentes em cada etapa de desenvolvimento da vida escolar de seus filhos.

O Secretário de Educação evidenciou a importância do Programa em Araguari, valorizando o aluno que estuda no período regular e ainda retorna no contraturno para fazer outras atividades. “Seja para o reforço escolar, ou em caráter esportivo, cultural ou artístico, o estudante que faz parte do Programa Novo Mais Educação conta com todo o apoio da Secretaria de Educação. Conta, inclusive, com a contrapartida do município no sentido de ajudar no seu custeio, por acreditarmos que é através da Educação que um mundo melhor pode ser vislumbrado e conquistado no futuro,” relatou Werley Macedo.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) acentuou a necessidade de melhoria do desempenho escolar e acompanhamento pedagógico que o Programa busca realizar. “Nossas crianças desenvolvem atividades nos campos da arte, cultura, esporte e lazer, complementando a educação no seu processo de formação. Confiamos que os alunos possam ter fortalecido também seu amor-próprio, o que promove crescimento pessoal, necessário em qualquer processo de aprendizagem,” disse.

FOTO: ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete