Programa Moradia Urbana será reaplicado em Araguari

Na última sexta-feira (10),a Secretária do Trabalho e Ação Social, Eunice Mendes, esteve no Residencial Portal dos Ipês para recepcionar a equipe do Instituto Redecriar, da cidade de PortoAlegre/RS – Andrea Castiglia e Alessandra Zucatti, que ministraram o curso de Fabricação de Joias, gratuitamente, para a população do Residencial.

 

O curso, que faz parte do Programa Moradia Urbana, da Fundação Banco do Brasil, desenvolvido pelo Instituto de Formação, Estudos e Pesquisa São José Operário, é credenciado no Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU) para reaplicação de Tecnologias Sociais para a Fundação Banco do Brasil (FBB), no desenvolvimento de trabalhos voltados à organização e mobilização comunitária para moradores residentes em empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, como o Residencial Portal dos Ipês I e II, contemplados com o Programa.

 

“Ficamos muito contentes em poder conhecer o Portal dos Ipês I e II e estar juntos com moradores desenvolvendo várias atividades;agora vamos estar juntos, em uma nova etapa, nos reunindo e sempre buscando melhorias para toda a comunidade. Aprendemos que, juntos, somos mais fortes”, destacou Marco Cury Diretor do Programa PNHU em Araguari

 

O Programa possibilita a articulação com diferentes atores, como Prefeituras, entes públicos, sociedade civil organizada, e moradores, objetivando o desenvolvimento social dos empreendimentos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida a partir de tecnologias sociais e da participação dos moradores. Este programa será reaplicado em 124 empreendimentos PMCMV, distribuídos em 22 estados;e, em Minas Gerais, o Portal dos Ipês I e II.

 

Uma das principais atividades já realizadas foi um autorrecenseamento, ou seja, um censo feito pelos próprios moradores. Essa atividade faz parte da Primeira Tecnologia Social, aplicada no Portal dos Ipês I e II. Com o resultado deste censo, os moradores passam a conhecer melhor o bairro em que moram, o perfil de seus vizinhos e também as principais necessidades do novo bairro. Com estas informações, fica mais fácil se organizar e reivindicar as mudanças necessárias.

 

A comunidade que compõe o Portal dos Ipês I e II é composta principalmente por trabalhadores rurais (cortadores de cana), empregadas domésticas, assalariados, universitários, ex-moradores de rua, catadores de recicláveis e autônomos (pedreiros, serventes, carpinteiros, vendedores ambulantes e outros), com pouco acesso aos bens culturais e bens de consumo, e com renda menor que R$ 1.600,00.

Foi realizada recentemente uma Assembleia para apresentação e votação da 2ª TS – Tecnologia Social, a ser desenvolvidanos bairros. Após a apresentação do projeto e um debate sobre quatro tecnologias sociais, foi feita uma votação. A maioria dos moradores presentes selecionou a Tecnologia Social Joias Sustentáveis, o curso que foi ministrado pelo Instituto Redecriar no último final de semana.

 

Social Jóias Sustentáveis

 

As Jóias são chamadas de Sustentáveis porque o processo de produção busca o equilíbrio entre as dimensões ambiental, social e econômica. A dimensão ambiental se expressa na separação e no reaproveitamento de resíduos domésticos. A dimensão social se revela na promoção da participação e da organização comunitária, ampliando as perspectivas de futuro dos indivíduos e do grupo. Já a dimensão econômica se manifesta na experiência de geração de trabalho e renda de forma cooperativa, com possibilidades de inserção em redes colaborativas.

 

Instituto Redecriar

 

O Instituto Redecriar é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2005, a partir de um grupo de estudos interdisciplinares sobre o tema Desenvolvimento Sustentável, com foco de ações que buscam o equilíbrio entre a questão social, ambiental e econômica no cotidiano de comunidades socialmente vulneráveis. Sua missão é promover educação para a sustentabilidade dirigida para crianças, jovens, adultos e organizações, e tem como visão ser uma fonte de referência pública em educação para sustentabilidade.

 

Atuando de forma itinerante em comunidades socialmente vulneráveis, junto a escolas públicas e associações comunitárias, os profissionais do Instituto Redecriar se dirigem para as comunidades, estabelecendo parcerias com lideranças locais, o que potencializa a adesão do público atendido aos projetos.

 

“Fiquei feliz em saber que a Fundação do Banco do Brasil se envolveu no empreendimento imobiliário no Portal dos Ipês. Conhecendo o bairro e seus moradores, foi emocionante ver a disposição de todos em receber o Programa que irá gerar renda para as mulheres. As oficineiras do Rio Grande Sul contagiaram a todos com a beleza das peças, o carinho e a receptividade com os moradores, ressaltando a disponibilidade e o total interesse em ensinar”, destacou Eunice Mendes, Secretária de Trabalho e Ação Social.

 

 

FOTOS: Secretaria de Trabalho e Ação Social