Prefeitura revitalizará o Cemitério Park

Secretário de Obras esclarece sobre o corte de eucaliptos e sobre a revitalização do Cemitério Park

O corte e a retirada dos eucaliptos plantados em torno do Cemitério é a primeira ação para a revitalização do Cemitério Park.  Segundo o prefeito Marcos Coelho (PMDB), a decisão do corte e posterior replantio de novas árvores ocorreu porque o local necessita de um novo projeto arquitetônico e também alguns eucaliptos corriam o risco de cair e prejudicar as estruturas existentes.

O pedido de retirada foi enviado à Secretaria de Meio Ambiente, que deu parecer favorável após estudo, desde que seja feito o replantio o mais breve possível.  Com o corte dos eucaliptos, a Secretaria de Obras aguarda o término da retirada das raízes para início da revitalização e o replantio de novas árvores.

O Secretário de Obras informou que “os documentos comprovam que o corte não é criminoso, mas sim necessário. O que quero dizer é que a Secretaria de Obras, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, estão trabalhando unidas para que possamos aumentar a qualidade de vida dos araguarinos; por fim, não iríamos fazer a retirada dos eucaliptos se não houvesse a necessidade real”, destacou o Secretário de Obras, Paulo Sérgio de Brito.

Dessa maneira, após solicitação por parte da Secretaria Municipal de Obras, foi emitida uma autorização de corte dos eucaliptos pela Secretaria de Meio Ambiente no dia 20 de fevereiro de 2017, assim justificada conforme documentação disponível para averiguação na Secretaria de Obras, conforme o Manual de Arborização UrbanaA Secretaria de Meio Ambiente autoriza a supressão dos indivíduos arbóreos exóticos em questão, pois o corte é indispensável por ser uma espécie inadequada (...)”.

O Secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior, informou que o corte não foi realizado de maneira arbitrária: “Foi feito vistoria pela equipe de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente no local e, conforme a Lei nº 5.681, de 3 de fevereiro de 2016, os eucaliptos poderiam ser cortados.

Destinação da madeira

O Secretário de Obras informou que o destino do material, após o corte dos eucaliptos, foi à reconstituição de pontes nas regiões rurais do município. “Estamos utilizando as árvores cortadas para a reconstituição de algumas pontes nas estradas vicinais do município. Por exemplo, até o momento as pranchas foram usadas para a reconstituição do piso da ponte do Ribeirão Araras, na região da Patrona. Assim, diminuímos os gastos com esses reparos, mas saliento que o corte foi feito por questões técnicas, e que a madeira retirada foi destinada para amenizar gastos públicos”, relatou o Secretário.

“A Secretaria de Obras está usando as madeiras para atender necessidades de utilidade pública do próprio município, que são as pontes. Nenhuma tábua ou parte dessas madeiras será designada para outra utilidade, a não ser o próprio uso para a municipalidade”, reforçou o Prefeito Marcos Coelho.