Prefeitura realiza primeira reunião para revisão do Plano Diretor

A Secretaria de Planejamento, Habitação e Orçamento realizou na manhã de hoje (21) a primeira reunião para revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). O encontro, que aconteceu no anfiteatro da SAE – Superintendência de Água e Esgoto de Araguari, reuniu representantes de várias Secretarias Municipais, entidades de classe e membros da Sociedade Civil Organizada.

De acordo com informações do Secretário de Planejamento, Habitação e Orçamento, Marlos Florêncio Fernandes, o objetivo da reunião foi apresentar a todos a empresa ganhadora da licitação para a revisão do Plano Diretor, que é um conjunto de ações que vão nortear o desenvolvimento do município: “Essa é a primeira etapa do trabalho de revisão do Plano Diretor da cidade. A partir de agora, saberemos o que podemos considerar importante para o plano, o que esteve no último documento e não foi cumprido; enfim, uma série de pontos que nos permita fazer essa discussão com a sociedade”, disse.

De acordo com o Prefeito Marco Coelho, em um mês a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Planejamento, Habitação e Orçamento e a empresa que ganhou a licitação para realizar a revisão do Plano Diretor no ano de 2016, Safra Geotecnologia e Gestão, deverão organizar todos os procedimentos necessários para que a Equipe Técnica Municipal e a Comissão de Acompanhamento, bem como toda a comunidade araguarina, possam participar da revisão da PDM. “Essa primeira reunião foi uma apresentação da empresa que irá fazer toda a revisão do nosso Plano Diretor, mas é extremamente necessária a participação da Sociedade Civil Organizada neste processo de revisão: somente com a participação do araguarino conseguiremos readequar o PDM às nossas novas necessidades”, destacou Marcos Coelho.

Durante o encontro, vários assuntos pertinentes à revisão do Plano Diretor foram abordados, como o motivo do trabalho, as experiências anteriores e o diagnóstico dos planos passados. Os assuntos foram levantados por Luciana Quevedo Nunes e Eduardo Molina, responsáveis pela empresa Safra Geotecnologia e Gestão LTDA – EPP, que fará a elaboração do documento de 2017.

A geógrafa evidenciou a importância do Plano Diretor para o município.“Com um Plano Diretor bem elaborado, são delimitadas as áreas para onde a cidade pode crescer, evitando-se a ocupação de áreas que não poderiam ser ocupadas, como as áreas de preservação permanente e outras que possam apresentar perigos para a população, ” destacou Luciana Quevedo.

Plano Diretor Municipal

PDM – PlanoDiretor Municipal, LEI COMPLEMENTAR Nº 34/04

É o instrumento global e estratégico de implementação da política municipal de desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental do Município de Araguari, integrando o processo de planejamento e gestão municipal, e vinculando todos os agentes públicos e privados.

O Secretário de Planejamento, Habitação e Orçamento explicou o que é o Plano Diretor e destacou a sua importância:

O Plano Diretor estabelece, entre outras regras, uma questão central para o futuro da cidade, que é exatamente o planejamento urbano, estabelecendo as condições de crescimento, desenvolvimento, bem como as condições urbanísticas para garantir a melhoria da qualidade de vida da população”, elucidou Marlos Fernandes

FOTOS: ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE