Prefeitura realiza Oficina Participativa na terceira etapa da revisão do Plano Diretor Municipal

Objetivo é engajar a comunidade na construção de um diagnóstico participativo da situação local em áreas como saúde, educação e moradia.

A Secretaria de Planejamento, Habitação e Orçamento realizou, na noite do último dia 30, uma Oficina Participativa na região central para revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). O encontro reuniu 156 cidadãos no IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos.

De acordo com informações do Secretário de Planejamento, Habitação e Orçamento, Marlos Florêncio Fernandes, o objetivo das Oficinas Participativas foi ouvir a população, conhecer os anseios de quem vivencia a cidade.

Essa é a terceira etapa do trabalho de revisão do Plano Diretor da cidade. A partir de agora, saberemos o que podemos considerar importante para o planoatravés dos próprios cidadãos”, explicou Luciana Quevedo Nunes Honda – Arquiteta e Urbanista da Safra Planejamento e Gestão, empresa responsável pela atualização do Plano Diretor Municipal de Araguari.

De acordo com o prefeito Marcos Coelho, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Planejamento, Habitação e Orçamento, e a empresa que ganhou a licitação no ano de 2016 para realizar a revisão do Plano Diretor, Safra Geotecnologia e Gestão, é de vital importância para o município.

O Plano Diretor Municipal é importante para o nosso município, pois através dele vamos nos ordenar enquanto cidade, coordenar nossos serviços, empreendimentos e solo. E temos uma obrigação de revisar nosso Plano Diretor, pois já possuímos mais de 20 mil habitantes perante a lei federal do Estatuto das Cidades e essa necessidade real de planejamento é fundamental para o nosso desenvolvimento”, destacou Marcos Coelho.

Durante o encontro com as entidades organizadas da sociedade e das associações de bairros, vários assuntos pertinentes à revisão do Plano Diretor foram abordados, e os representantes da sociedade puderam apresentar sugestões para a resolução de problemas, o levantamento de prioridades e queixas. A Oficina Participativa foi coordenada por Luciana Quevedo Nunes – Arquiteta e Urbanista – Coordenadora Geral  e Eduardo Molina - Geógrafo, responsáveis pela empresa Safra Geotecnologia e Gestão LTDA – EPP, que fará a elaboração do documento de 2017.

A arquiteta ressaltou a importância do Plano Diretor para o município: “Com um Plano Diretor bem elaborado, são delimitadas as áreas para onde a cidade pode crescer, evitando a ocupação de áreas que não poderiam ser ocupadas, como as áreas de preservação permanente e outras que podem apresentar perigos para a população,” destacou Luciana Quevedo.

Plano Diretor Municipal

O PDM - Plano Diretor Municipal, LEI COMPLEMENTAR Nº 34/04, é o instrumento global e estratégico de implementação da política municipal de desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental do município de Araguari, integrando o processo de planejamento e gestão municipal e vinculando todos os agentes públicos e privados.

O Secretário de Planejamento, Habitação e Orçamento explicou o que é o Plano Diretor e destacou a sua importância:

O Plano Diretor estabelece, entre outras regras, uma questão central para o futuro da cidade, que é exatamente o planejamento urbano, estabelecendo as condições de crescimento e desenvolvimento, bem como as condições urbanísticas para garantir a melhoria das condições de vida da população”, elucidou Marlos Fernandes

A cidade é como se fosse a nossa casa. E, para manter a casa sempre organizada, é preciso que cada um faça a sua parte. Assim como planejamos e arrumamos cada cômodo do nosso lar, em uma cidade é preciso garantir os espaços públicos bem cuidados, preservar o meio ambiente, ter moradia adequada para todos, garantir que as pessoas possam ir trabalhar, passear, fazer compras sem enfrentar congestionamentos e longas horas nos deslocamentos.

Discutir a cidade é avaliar o município que temos e planejar o que queremos. Para tanto, o poder público municipal não tem como pensar nas mudanças necessárias sozinho, e precisa dialogar com seus cidadãos de modo que o planejamento seja resultado de uma parceria entre o Poder Público e a sociedade”, finalizou o Prefeito Marcos Coelho.

FOTO:                Safra Geotecnologia e Gestão